Realizado no dia 6 de junho, no salão nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – durante a XXII Copani Brasil 2026, o XX Encontro Latino-Americano de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei (ELA) reuniu cerca de 70 participantes.
Estiveram presentes o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi; o cônsul para Assuntos Gerais e Políticos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Daisuke Hattori; o presidente da Diretoria e o presidente de Honra do Bunkyo, respectivamente, Roberto Nishio e Renato Ishikawa; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Rodrigo Hayashi Goulart; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Teodoro Sato; o cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Kevin Murakami; entre outros.
Presidente da Associação Latino-Americana e coordenador da Copani, Claudio Kurita lembrou que participou do programa em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa, e manifestou gratidão ao governo japonês pela oportunidade. “O sentimento é de gratidão”, disse.

Em seu discurso, a presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, Marcia Nakano, lembrou que alguns dos participantes da primeira edição do Encontro, realizado há 31 anos no Peru, estavam presentes também na vigésima edição, “com seus 80, 90 anos”. “Eles são a prova viva de que os laços forjados pelo programa Gaimusho Kenshusei não se desfazem com o tempo. Pelo contrário, se renovam a cada encontro”, disse Márcia, lembrando que a vigésima edição acontecia em um momento especialmente significativo, os 60 anos do programa Gaimusho Kenshusei.
Para o cônsul Daisuke Hattori, o programa Kenshusei sempre teve um significado “muito especial”. “Uma lembrança marcante remonta aos anos de 2014 e 2015, quando na época eu trabalhei no Gaimusho em Tóquio como um dos responsáveis para os assuntos relacionados ao Brasil. Naquela ocasião eu tive a oportunidade de receber participantes do programa, que haviam sido recentemente retomado, e entre as experiências inesquecíveis daquele período, eu tive a oportunidade de acompanhar o grupo dos participantes em um encontro com o então primeiro-ministro Shinzo Abe. E, passando mais de dez anos, eu reencontrei com alguns daqueles membros participantes aqui em São Paulo durante a Copani”, disse, acrescentando que, para além da alegria do reencontro, ficou emocionado ao constatar que, mais que uma década após a visita ao Japão, eles continuam atuando de forma muito ativa e dedicada como representantes de seus países e comunidades nikkeis e como importantes pontes entre o Japão e seus países.
A programação contou com momentos especiais. O Painel de Negócios com Executivos de Empresas Japonesas reuniu Yuka Ono, sócia do Pinheiro Neto Advogados e bolsista 2018, e Eduardo Tsukahara, Co-Presidente da Niterra do Brasil, em uma conversa moderada pelo empresário e bolsista 2016 Henry Yuzo Arimura.

Outro destaque foi o lançamento do livro comemorativo dos 60 anos do Programa Gaimusho Kenshusei, coordenado pela bolsista 2016 Carolina Ayako e pelo ex-desembargador Kazuo Watanabe, primeiro bolsista do Programa Gaimusho Kenshusei e uma das grandes referências da Associação, reunindo histórias, memórias e o legado construído ao longo de seis décadas.
O Encontro foi marcado ainda pelas homenagens ao embaixador Yasushi Noguchi por sua atuação no fortalecimento das relações entre Brasil e Japão, e ao jurista Kiyoshi Harada (bolsista 1984), que recebeu uma homenagem surpresa em reconhecimento à sua relevante contribuição para a realização dos Encontros Latino-Americanos ao longo de décadas, além de sua dedicação e atuação em prol da Associação.
Sobre a homenagem ao embaixador, que recebeu a Medalha Manoel Kawashita, Kiyoshi Harada disse se tratar da mais alta condecoração da Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei.

O evento contou ainda com o painel sobre atualidades da sociedade japonesa, com a participação de Hitomi Sekiguchi, ex-cônsul geral do Japão em Manaus e diretora da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, e do jornalista Márcio Gomes, da CNN Brasil, e com o tradicional Encontro com Diplomatas, com o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, e mediação dos bolsistas Alexandre Kawase (2018) e Oston Hirano (2025).
Yasushi Noguchi falou sobre sua trajetória e como ingressou na carreira diplomática. Ele reiterou a importância da América Latina para o Japão. Disse que o país está buscando fortalecer a sua segurança nacional para que ele possa se defender sem depender tanto de outros países e disse que o Japão está preocupado com a questão do envelhecimento da população.
Ao final do encontro, o embaixador, acompanhado por Oston Hirano e Alexandre Kawase, interpretou a canção Sakura.
O tradicional brinde foi conduzido pelo ministro Massami Uyeda (bolsista 1971).
(Aldo Shiguti)






