A XXII edição da Copani (Convenção Panamericana Nikkei) chegou ao seu final no dia 8 de junho, no Nippon Country Club, em Arujá (SP), depois de três dias de uma intensa programação no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. O domingo foi dedicado a uma visita às dependências do maior clube nikkei das Américas e ao Jantar de Encerramento.
Valter Sassaki saudou todos os participantes em nome da APN. “Foram três dias intensos de convivência, aprendizado, reflexões e, principalmente, de fortalecimento dos laços que une nossa grande família nikkei das Américas”, disse Sassaki, lembrando que a Copani “sempre teve este propósito, de aproximar pessoas, fortalecer instituições e criar pontes entre a comunidade nikkei de todo o continente”.
Por fim, agradeceu ao Bunkyo, ao Governo Japonês, ao Consulado Geral do Japão em São Paulo, à Japan House São Paulo, a toda a equipe de voluntários, palestrantes, painelistas, moderadores, patrocinadores, apoiadores e participantes.

Roberto Nishio também fez um discurso de agradecimento e saudou todos os participantes e as lideranças que enriqueceram a XXII Copani com diálogo, amizade, espírito e cooperação. “Ao encerramento desta edição, voltamos agora nossos olhos com esperança para o futuro”, destacou Nishio.
Rubens Kamoi disse que os nikkeis das Américas saíram fortalecidos enquanto o vereador Kenji Ito destacou a grandiosidade do evento.
Para Rodrigo Hayashi Goulart, que representou o prefeito Ricardo Nunes, “o mais importante de tudo isso foi essa cooperação entre a comunidade nikkei das Américas e também com nossa nação-mãe”. “Temos responsabilidade de dar continuidade ao legado que eles deixaram”, disse o secretário, que fez questão de levar seu filho, Anthony, “para passar tudo aquilo que aprendi com meus avós e pais”.
Coube ao presidente da APN, Valter Sassaki, anunciar a sede da próxima Copani. A edição de número 23, em 2028, será realizada em Toronto, no Canadá.
(Aldo Shiguti)






