Por ocasião das comemorações dos 118 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrados nesta quinta-feira, 18, foram programadas uma série de eventos ao longo desta semana. Na quarta-feira, 17, por iniciativa do deputado federal Luiz Nishimori e do senador Espridião Amin, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene no Plenário com a presença do embaixador Yasushi Noguchi.
Nesta quinta, 18, em São Paulo, a programação tem início às 8h na Igreja São Gonçalo, no centro, com a celebração da Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores.
Às 10h, a Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil realiza, no Irehi (ao lado do Pavilhão Japonês), no Parque do Ibirapuera, a Homenagem aos Pioneiros Imigrantes Japoneses. Às 14h, acontece a Cerimônia Memorial Budista aos Pioneiros Imigrantes Japoneses, no Grande Auditório do Bunkyo.
Também o Consulado Geral do Japão em São Paulo programou ações comemorativas que destacam a contribuição da comunidade nipo-brasileira para o fortalecimento dos laços de amizade entre o Japão e o Brasil.
Uma delas é a exposição “Japão e Brasil: Tradição que Atravessa o Tempo”, que fica em cartaz até o dia 22 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A exposição reúne calendários tradicionais japoneses, representações do horóscopo japonês, maquetes de castelos e templos, além de outros elementos que retratam a riqueza histórica e cultural do Japão.
Outra homenagem, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio de sua Secretaria Municipal de Relações Internacionais, é a iluminação de dois importantes monumentos paulistanos, a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira e a Biblioteca Mário de Andrade, nas cores da bandeira do Japão, branco e vermelho. A iluminação acontece no início da noite desta quinta até o amanhecer do dia 19.
E, no dia 22 de junho, às 19h, acontece a Sessão Solene em Comemoração aos 118 Anos da Imigração Japonesa no Brasil na Alesp. Uma iniciativa dos deputados estaduais Márcio Nakashima e Felipe Murakami Franco; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Rodrigo Hayashi Goulart; e do vereador George Hato, a solenidade especial reafirma a importância histórica, cultural e econômica da comunidade nipo-brasileira para o desenvolvimento do país.
A cerimônia será marcada por homenagens e reconhecimento à trajetória dos imigrantes japoneses e seus descendentes.
(Aldo Shiguti)






