Home / Comunidade / Série de eventos celebram os 118 Anos da Imigração Japonesa

Série de eventos celebram os 118 Anos da Imigração Japonesa

Por ocasião das comemorações dos 118 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrados nesta quinta-feira, 18, foram programadas uma série de eventos ao longo desta semana. Na quarta-feira, 17, por iniciativa do deputado federal Luiz Nishimori e do senador Espridião Amin, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene no Plenário com a presença do embaixador Yasushi Noguchi.

Nesta quinta, 18, em São Paulo, a programação tem início às 8h na Igreja São Gonçalo, no centro, com a celebração da Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores.

Às 10h, a Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil realiza, no Irehi (ao lado do Pavilhão Japonês), no Parque do Ibirapuera, a Homenagem aos Pioneiros Imigrantes Japoneses. Às 14h, acontece a Cerimônia Memorial Budista aos Pioneiros Imigrantes Japoneses, no Grande Auditório do Bunkyo.

Também o Consulado Geral do Japão em São Paulo programou ações comemorativas que destacam a contribuição da comunidade nipo-brasileira para o fortalecimento dos laços de amizade entre o Japão e o Brasil.

Uma delas é a exposição “Japão e Brasil: Tradição que Atravessa o Tempo”, que fica em cartaz até o dia 22 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A exposição reúne calendários tradicionais japoneses, representações do horóscopo japonês, maquetes de castelos e templos, além de outros elementos que retratam a riqueza histórica e cultural do Japão.

Outra homenagem, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio de sua Secretaria Municipal de Relações Internacionais, é a iluminação de dois importantes monumentos paulistanos, a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira e a Biblioteca Mário de Andrade, nas cores da bandeira do Japão, branco e vermelho. A iluminação acontece no início da noite desta quinta até o amanhecer do dia 19.

E, no dia 22 de junho, às 19h, acontece a Sessão Solene em Comemoração aos 118 Anos da Imigração Japonesa no Brasil na Alesp. Uma iniciativa dos deputados estaduais Márcio Nakashima e Felipe Murakami Franco; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Rodrigo Hayashi Goulart; e do vereador George Hato, a solenidade especial reafirma a importância histórica, cultural e econômica da comunidade nipo-brasileira para o desenvolvimento do país.

A cerimônia será marcada por homenagens e reconhecimento à trajetória dos imigrantes japoneses e seus descendentes.

(Aldo Shiguti)