A Prefeitura de São José dos Campos realiza no dia 28 de junho, a partir das 9h30, solenidade em celebração aos 118 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento acontece na Praça Riugi Kojima, conhecida como Praça do Torii, no Jardim Aquarius.
A programação inclui apresentações de danças típicas japonesas, atividades culturais promovidas pelo Bunkyo e participação de grupos, associações e clubes nipo-brasileiros da região. A solenidade também prestará homenagens a pessoas que atuam na preservação da cultura japonesa no município.
A data remete à chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos em 18 de junho de 1908, quando desembarcaram os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Para receber a celebração, a Prefeitura realizou serviços de manutenção na praça, com restauração dos torii, pintura da ponte de madeira e reforço nos caminhos de pedra.





