Home / Comunidade / Com ‘ichariba choode’, Regina Yamada assume a presidência da Associação dos Bolsistas Jica-SP

Com ‘ichariba choode’, Regina Yamada assume a presidência da Associação dos Bolsistas Jica-SP

Em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 2 de junho, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, tomou posse a nova Diretoria da ABJICA (Associação dos Bolsistas Jica SP) para o Biênio 2026-2028. A nova gestão terá um sotaque okinawano, com Regina Haruyo Miashiro Yamada como presidente e Marcos Teruya como um dos vice-presidentes – Fábio Maeda é o outro vice-presidente.

A nova presidente saudou a todos com uma expressão típica da ilha: “Ichariba choode”. “Ichariba choode, na língua okinawana, quer dizer, a partir de um primeiro encontro, nós seremos todos irmãos para sempre. Então ichariba choode para todos”, disse ela em seu primeiro discurso.

Antes, porém, sua antecessora, Nanci Venâncio, fez uma apresentação das atividades desenvolvidas durante seu mandato. Segundo ela, a Abjica desenvolveu muitos trabalhos na área ambiental, que é um dos parâmetros também que a Jica tem hoje como propósito de atuação. Entre as atividades, citou o Festival das Cerejeiras de Campos do Jordão, desenvolvido em conjunto com bolsistas de Campos do Jordão.

“Minha sensação é dever cumprido dentre todos os objetivos traçados no ano de 2022, quando estava como presidente interina. Nossa gestão teve muitos atores, uma equipe comprometida que fez da Abjica uma associação ativa, com parcerias importantes de governo e de empresas privadas. Tivemos uma gestão austera na questão financeira, o que permitiu que pudéssemos hoje entregar a tesouraria com saúde financeira dentro dos limites da nossa captação, somente através da única receita que são as contribuições associativas”, frisou.

A cônsul geral do Japão em São Paulo, Yoriko Suzuki, destacou as atividades da associação na área ambiental e no campo do intercâmbio entre Japão e Brasil. Segundo ela, essas iniciativas “representam um importante esforço para transmitir às futuras gerações os laços de confiança e amizade construídos entre os dois países”.

Representante chefe do Escritório da Jica Brasil, Akihiro Miyazaki, explicou que a Abjica está alinhada com os pilares principais do plano de cooperação da agência japonesa com o Brasil, que são a resolução de questões globais, como a mudança climática, e promoção de desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Akihiro Miyazaki destacou ainda o aumento gradual de atividades presenciais e a expansão de realização da atividade além da cidade de São Paulo, chegando às cidades litorâneas e interior do estado.

Em seu discurso de posse, Regina Yamada disse que, “inspirados pelos princípios da Jica e pelos objetivos do desenvolvimento sustentável, sua gestão será fundamentada em três pilares – conexão, cooperação e legado.

“Nossa atuação estará organizada em cinco grandes eixos estratégicos: desenvolvimento humano, cultura e identidade, inovação e tecnologia, sustentabilidade e cooperação internacional”. “Acreditamos que o futuro da Jica está na capacidade de transformar redes de relacionamento em redes de impacto. Por isso, queremos ampliar parcerias estratégicas com universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, empresas, entidades da comunidade nikkei e organizações internacionais”, disse Regina Yamada, acrescentando que a Abjica atuará como uma ponte entre o conhecimento e a ação, conectando pessoas, instituições e oportunidades em benefício da sociedade.

“Queremos que cada bolsista encontre na Abjica um espaço para compartilhar experiências, desenvolver projetos, formar parcerias e multiplicar o impacto do conhecimento adquirido por meio da cooperação internacional”, disse.

A posse foi prestigiada pela cônsul geral do Japão em São Paulo, Yoriko Suzuki; pelo representante chefe da Jica Brasil, Akihiro Miyazaki; pelo presidente do Bunkyo, Roberto Yoshihiro Nishio; pelo presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Teodoro Sato; pelo capitão Maxwell; pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo, Rodrigo Goulart; e pelo presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Rui Chibana, entre outros.

(Aldo Shiguti)