BRASILEIROS NO JAPÃO

 

A 4ª edição do Jebra Japão celebra recorde de participação

 

A 4ª edição anual dos Jogos Escolares Brasileiros no Japão (Jebra Japão) foi realizada nos dias 12 e 13 de abril, no complexo esportivo do Estádio Shizuoka Ecopa, na cidade de Fukuroi. As competições incluíram atletismo, futebol, vôlei, xadrez, tênis de mesa e, pela primeira vez, jiujitsu, taekwondo e judô – além de apresentação de breaking, introduzida nas Olimpíadas na edição de Paris em 2024.

Pela primeira vez, autoridades do governo central japonês se deslocaram de Tóquio para prestigiar a cerimônia de abertura. O Diretor-Geral de América Latina e Caribe do Gaimusho, Yasushi Noguchi, proferiu discurso, em português e japonês, em que destacou que a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão e a programada visita da princesa Kako ao Brasil fortalecem os laços de amizade bilateral.

O ex-cônsul geral do Japão em São Paulo manifestou seu respeito e gratidão pela contribuição dos imigrantes japoneses no Brasil e brasileiros no Japão.

O Diretor-Geral da Agência de Esporte do Japão, Ken Hashiba, ex-cônsul geral no Rio de Janeiro, também discursou nas duas línguas, quando enalteceu os benefícios da prática esportiva, observando ser importante não apenas disputar, mas também desfrutar.

O cônsul geral do Brasil  em Hamamatsu, embaixador Aldemo Garcia, ressaltou que o Jebra se tem tornado o maior evento esportivo da “diáspora brasileira”. Referiu-se ao simbolismo especial da edição, que fez parte do calendário das celebrações dos 130 anos de amizade Brasil-Japão.

 

A quarta edição anual teve cerca de 1300 estudantes-atletas inscritos

 

Recorde – O Jebra tem ganhado dimensões mais amplas a cada nova edição. Neste ano, reuniu o número recorde de cerca de 1300 estudantes-atletas, oriundos de 30 escolas brasileiras espalhadas pelo Japão e de diversas escolas japonesas convidadas. Muitos participantes nunca chegaram a estar em território brasileiro, de modo que o Jebra foi uma oportunidade de conexão com suas raízes. “Foodtrucks” de microempreendedores da comunidade brasileira prestaram seus serviços para o público visitante, estimado em 10 mil pessoas.

 

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *