CULTURA
Mostra Japão – Edição ‘Kasato Maru’ – lota o Parque Valongo, em Santos
Cerimônia de abertura da Mostra Japão – Edção Kasato Maru – em Santos com o tradicional Kagami Biraki
A Mostra Japão – Festival Japonês – “aportou” na cidade de Santos, no litoral paulista, nos dias 18, 19 e 20 de abril para celebrar os 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Batizada de “Kasato Maru” – em homenagem ao navio que trouxe os primeiros 781 imigrantes japoneses no dia 18 de junho de 1908, exatamente no porto de Santos – a edição de número 31 da Mostra Japão foi realizada no Parque Valongo – inaugurado em junho do ano passado pelo prefeito Rogério Santos para marcar a revitalização do Centro Histórico de Santos.
Segundo a presidente da Mostra Japão, Roseli Kanashiro, foi uma das melhores edições já realizadas pela VHB Eventos. “Tivemos casa cheia nos três dias apesar da chuva”, disse Roseli, afirmando que a Mostra Japão é um sucesso em todos os locais que passa.
Nos três dias, o público teve oportunidade de conferir uma exposição com fotos sobre a chegada dos pioneiros em Santos – material cedido pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (administrado pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – e mergulhar na rica e milenar cultura japonesa através da culinária, costumes, danças e músicas.
Tadayoshi Hanada, Chris Keiko, Roseli, Luis Yabiku e Raquel Gallinati
Passaram pelo palco da Mostra Japão nomes tradicionais da comunidade japonesa e bastante conhecidos pelo público em geral, como os cantores Joe Hirata, Sergio Tanigawa, Luis Yabiku, Shaka, Fabia e Norton Miyasake e Naomi Maeda, além do Grupo Todos Nós e a Banda Elísios.
A programação apresentou ainda os grupos de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Ikigai Daiko. No domingo, o destaque ficou por conta do Concurso Cosplay, que, como costuma acontecer, atraiu uma multidão, especialmente jovens não descendentes de japoneses.
Jhony Sasaki, delegada Raquel Gallinati, Koyu Iha e Paulo Miyasiro
Abertura – Concorrida também costuma ser a Cerimônia de Abertura da Mostra Japão. E em Santos não foi diferente, com a presença de convidados ilustres. Estiveram presentes o vereador de São Vicente, Jhony Sasaki, o vereador de Santos, Paulo Miyasiro, o vereador de Campinas e também cantor Luis Yabiku, a secretária municipal de Segurança Pública de Santos, delegada Raquel Gallinati, a presidente da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa, Paula Hirama; Vilma Okamoto (do Grupo Todos Nós) e o presidente da Associação Nipo-Brasileira de São Vicente, Luiz Narimatsu, alkém do ex-prefeito de São Vicente a ex-deputado federal, Koyu Iha.
Mostra Japão foi realizada pela primeira vez na cidade de Santos
O mestre de cerimônias e presidente de honra do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada, explicou que o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, assinado em Paris, em 1895, deu início a imigração japonesa, em 1908, e agradeceu a presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Lídia Yamashita.
Shaka se apresentou no palco da Mostra Japão em Santos
Cunho social – Roseli Kanashiro agradeceu o apoio da Guarda Civil Metropolitana de Santos e estendeus seus agradecimentos também para o público, expositores e artistas, “que fazem este sucesso que estamos colhendo”.
Roseli ressaltou ainda o cunho social do evento, que arrecadou alimentos para o Fundo Social de Santos.
Em seu discurso, a secretária de Segurança Pública de Santos, delegada Raquel Gallinati, destacou a importância de eventos que não só preservam e divulgam a cultura e a gastronomia japonesas como também valorizam os valores trazidos pelos imigrantes que desembarcaram no porto de Santos em 1908.
“A cultura japonesa é muito conhecida pela gastronomia, mas temos que disseminar o que de mais importante nossos antepassados trouxeram, que são a honra, a ética e a lealdade. E isso nós devemos aos nossos ancestrais. Que tenhamos mais eventos assim, que fomentem a cultura a e a tradição, sempre com alegria”, destacou a delegada.
Leticia e Yabiku interpretaram canções okinawanas
Segurança – “A gente tem que lembrar que, junto com os imigrantes japoneses, vieram também valores invisíveis e muito fortes que são a lealdade, ética, tradição e respeito. E eventos como a Mostra Japão ajuda a solidificá-los cada vez mais através da nossa cultura, tão conhecida através da gastronomia, cultura dança, folclórica e artes marciais”, afirmou Raquel.
Segundo ela, a Guarda Civil Metropolitana de Santos deu todo o suporte para a realização do evento, no Parque Valongo e no entorno do Centro Histórico, um dos principais pontos turísticos de Santos. “Quanto mais segura uma cidade, mais aumenta o turismo e o progresso de uma cidade”, afirmou.
Sergionho Tanigawa mais uma vez deu um show de simpatia
Resgate – Grande apoiador da Mostra Japão em Santos, Jhony Sasaki disse que “estamos fazendo aqui um trabalho de resgate da cultura japonesa no Brasil”. “É nossa missão e nosso dever preparar o caminho para as próximas gerações para que elas não esqueçam suas raízes. E um evento como a Mostra Japão faz exatamente isso, além de mostrar para os brasileiros o quanto ainda podemos colaborar e contribuir para a nossa sociedade com a nossa resiliência, educação, determinação e credibilidade, que é o maior de todos os legados deixados pelos nossos ancestrais”, destacou Sasaki ao jornal Brasil Nikkei.
O grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko foi uma das atrações
Japonês garantido – Segundo ele, “até um tempo atrás, era comum a gente ouvir a expressão ‘japonês é garantido’”. “Precisamos recuperar isso para que os nossos filhos e os nossos netos tenham orgulho de serem descendentes de japoneses, de saberem que na nossa veia corre sangue japonês e o nosso coração é nipo-brasileiro”, afirmou o vereador.
Mostra de fotos teve apoio do Museu Histórico da Imigração Japonesa
Vereador de Santos, Paulo Miyasiro também reforçou a importância da Mostra Japão para a cidade. “Eventos como esse resgatam a cultura japonesa e fortalecem ainda mais os laços de amizade com o Japão”, disse Miyasiro, explicando que pretende inserir a Mostra Japão no Calendário Oficial de Eventos do Município “para que todos os anos tenhamos uma Mostra Japão em Santos”.
(Aldo Shiguti)
Grupo Santos Yume Odori apresentou danças tradicionais japonesas
Isa Toyota, Paula Hirama e Vilma Okamoto do Grupo Todos Nós