MOGI DAS CRUZES
Em sua 38ª edição, Akimatsuri mantém viva as tradições japonesas no Alto Tietê
Cerimônia de abertura do 38º Festival de Outono Akimatsuri com a presença de autoridades e convidados
Considerado o principal evento da cultura japonesa na região do Alto Tietê e um dos maiores do gênero no país, a 38ª edição do Festival de Outono Akimatsuri foi aberto no último sábado (5), no Centro Esportivo da Associação Cultural de Mogi das Cruzes – Bunkyo de Mogi das Cruzes – com uma grande presença de público e de autoridades.
Como de costume, a programação teve início com a celebração de uma Cerimônia Budista (Ireissai) celebrada pelo Reverendo Inoue do Templo Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes.
Comissão Organizadora do Akimatsuri homenageou a família Sibata, patrocinadora oficial do festival
Estiveram presentes na cerimônia de abertura a prefeita Mara Bertaiolli; o vice-prefeito, Téo Cusatis; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; o diretor do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, Celso Mizumoto (representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa); o presidente do Sicredi, Inácio Cattani; o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fábio Dan; o presidente da Comissão Administrativa do Hospital Nipo-Brasileiro e vice-presidente da Enkyo, Jun Suzaki; o diretor de Convênios no Escritório Regional de Marília, Walter Ihoshi; o prefeito de Suzano, Pedro Ishi e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi (representando o prefeito Ricardo Nunes), além de diretores do Bunkyo de Mogi, vereadores e secretários municipais.
Junji Abe, Mara Bertaiolli, Marco Bertaiolli e Marcus Melo
Além da atual prefeita, Mara Bertaiolli, o palco do Akimatsuri reuniu três ex-prefeitos do município: Junji Abe, Marco Aurélio Bertaiolli e Marcus Melo.
Durante a cerimônia, a Comissão Organizadora do Akimatsuri homenageou o casal de Youtubers, Guti e Ellie, e a família Shibata (João, Antonio, Osvaldo Kimoto, Eric, Fernando e Ânderson Shibata), patrocinadores oficiais da festa.
Daniel Aoyagui e Frank Tuda com Guti e Ellie
Ex-prefeito de Mogi e atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Marco Bertaiolli lembrou as palavras do Reverendo Inoue do proferidas pouco antes durante o Ofício Memorial “que a responsabilidade de preservar a cultura japonesa depende de cada um de nós”.
“Mogi das Cruzes, graças a Deus, tem a honra de ter na sua história uma colonização japonesa e que nos ensina muito, nos ensina a tradição, mas nos ensina o respeito, nos ensina o trabalho, nos ensina a dedicação, nos ensina o esforço e essa seriedade que a tradição japonesa nos traz é um orgulho para todos nós”, disse Bertaiolli.
Takashi Suzuki também foi homenageado
Referência – Na sequência, a prefeita Mara Bertaiolli destacou a importância da festa para Mogi das Cruzes. “O Akimatsuri representa a valorização e preservação das tradições da comunidade japonesa, tão significativa para a história e desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou a prefeita, acrescentando que “ao longo desses 38 anos, a nossa festa cresceu e foi além das fronteiras”.
“Hoje é uma referência de tradição, cultura e da essência da comunidade japonesa que atrai não só as famílias mogianas como turistas de todo o estado de São Paulo e do Brasil. Eu quero ressaltar que a nossa cidade e a Prefeitura de Mogi das Cruzes estão à disposição de todas as senhoras e senhores que dedicam tempo e muito trabalho para fazer desse evento uma referência de organização e trabalho voluntário”, explicou Mara, lembrando que, desde a chegada dos primeiros imigrantes de japoneses ao Brasil, “a influência nipônica logo se fez sentir em Mogi, enriquecendo a cidade com suas tradições e contribuindo para a construção de uma identidade cultural e única”.
Cerimônia Budista antecedeu a abertura da festa
Visibilidade – Ao jornal Brasil Nikkei, a chefe do Executivo de Mogi disse que o Akimatsuri proporciona “muita visibilidade para a cidade”. “Para além da visibilidade, é uma festa onde a gente consegue respeitar e cada vez mais trazer a cultura japonesa, as tradições japonesas, como exemplos de disciplina, de respeito e de amor ao próximo. E fico muito feliz em participar, pela primeira vez, como prefeita e com certeza a cidade de Mogi das Cruzes só tem a ganhar uma manifestação tão bonita como essa”, afirmou.
Pela quarta vez na cidade de Mogi das Cruzes desde que assumiu o cargo, em novembro de 2023, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, lembrou o significado do Akimatsuri no Japão e disse que o Festival de Outono de Mogi das Cruzes “é uma referência de como celebrar este tipo de festival da cultura japonesa”.
Tradições – Antes de iniciar sua fala, o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, pediu desculpas aos expositores por um atraso pontual na ligação da eletricidade. Ele lembrou que os dias que antecederam a festa foram de chuva o que acabou prejudicando um pouco os serviços, que foram prontamente sanados.
Frank Tuda afirmou que a ideia do Akimatsuri é tentar manter viva as tradições culturais japonesas em Mogi das Cruzes, no Alto Tietê e no Brasil. “São mais de 800 voluntários, além das associações de bairros trabalhando juntos para transformar Mogi das Cruzes e região em uma referência para a comunidade nipo-brasileira”, frisouFrank Tuda.
Autoridades participam da abertura do Pavilhão Agrícola e Cultural
130 Anos de Amizade – Grande apoiador do Akimatsuri desde 2006, o diretor do Escritório Regional de Marília, Walter Ihoshi, salientou que a festa “é um exemplo para todos nós da comunidade nikkei”. “E a presença do cônsul geral reforça ainda mais a importância deste Festival, em especial neste ano em que comemoramos os 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países”, explicou Ihoshi.
Joji Kimura, CEO da Sancet, representando o Bunkyo Empresarial – uma rede de empresários da região de Mogi das Cruzes que reúne mais de 150 associados – disse acreditar na construção de pontes de conexão enquanto Inácio Cattani comparou o cooperativismo à cultura japonesa, “pois ambos valorizam o legado”.
Coube ao coordenador da festa, Daniel Aoyagui, prestar as homenagens à família Shibata, do Supermercados Shibata – “que nos ajudam desde lá atrás” – e ao diretor do Bunkyo de Mogi, Takashi Suzuki. O Akimatsuri também prestou uma homenagem ao casal de Youtubers Guti e Ellie.
Público – Apesar do mau tempo, principalmente no sábado (5), o primeiro final de semana do 38º Festival de Outono Akimatsuri correspondeu às expectativas dos organizadores, que esperam receber cerca de 150 mil pessoas nos quatro dias de evento.
Realizado desde 1986 pelo Bunkyo de Mogi para agradecer às boas colheitas, o Akimatsuri prossegue neste final de semana (12 e 13) com várias atrações, entre elas, o Tooro Nagashi, além de praça de alimentação, shows artísticcos, expositores e oficinas culturais.
Com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, o evento também arrecada doações de alimentos para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade pelo Fundo Social de Mogi, que tem uma barraca comercializando frutas do amor no local.
(Aldo Shiguti)
O Centro Esportivo do Bunkyo fica na Avenida Japão, 5.919, na Porteira Preta.
Mais informações:
www.akimatsuri.com.br