Taiko da Rio Nikkei encantou o público que prestigiou o 12º Festival do Japão em Minas

 

MINAS GERAIS

 

Em sua 12ª edição, Festival do Japão em Minas se mantém fiel às raízes

 

Considerado o maior evento de cultura japonesa de Minas Gerais, o Festival do Japão em Minas se mantém fiel às suas origens desde que foi realizado pela pela primeira vez,  em 1998, como “Semana do Japão”, pelo Escritório do Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte com o intuito de preservar, divulgar e fomentar a cultura japonesa entre os mineiros e nipo-brasileiros residentes no estado.

Tokuko e Lina Kawamura

 

O Festival começou a ganhar o atual formato a partir de 2012 com a nomeação do novo cônsul Honorário do Japão em BH, Wilson Nélio Brumer. Contando com o apoio de diversos parceiros, o evento passou a ser realizado no Expominas e, gradativamente, foi conquistando espaços. Literalmente.

Grupo Sankyu

 

“Começamos modestamente, ocupando um módulo, passamos para dois e hoje ocupamos todos os espaços disponíveis”, conta Wilson Brumer, lembrando que a média de público, de 5 a 8 mil pessoas passou para cerca de 35 mil visitantes em 2024.

João Chen e Alessandra

 

Esta décima segunda edição do Festival do Japão em Minas, realizada  de 21 a 23 de fevereiro, deu início às comemorações dos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão no Estado de MG, e celebrou também o Dia Nacional do Japão e o Dia do Monte Fuji – localizado na província de Yamanashi (província irmã do Estado de MG) .

Oficina com embaixador

 

Raiz – Durante três dias, o Festival do Japão em Minas ofereceu uma verdadeira imersão na cultura japonesa. Cultura japonesa, aliás, de raiz, como ressalta a coordenadora executiva do evento, Yukari Hamada. Segundo ela, uma das preocupações do evento é justamente apresentar ao público mineiro “a parte mais tradicional” do Japão.

Takeshi e Angelaisa

 

“Também temos a cultura pop hoje, fazendo parte do festival, porque faz parte da cultura japonesa. Mas damos ênfase à cultura tradicional porque Minas Gerais não tem grandes eventos com essa abordagem. Como Consulado, buscamos transmitir a cultura fielmente mesmo, através de muita pesquisa, com muita consulta”, diz, explicando que “hoje a Internet tem muitas coisas, mas não tão fiéis à cultura”,

Festival celebrou a cerâmica

 

Tema – E, este ano, devido à sua importância para a cultura japonesa, a cerâmica foi o tema escolhido para ser o destaque principal da exposição no 12º Festival do Japão em Minas. A programação contou ainda área de cultura pop, área de saúde, espaço kids, oficinas e atividades culturais (como sumi-ê, ikebana, shodô), área institucional e empresarial, área de comercialização de produtos e uma ampla praça de gastronomia.

Fundação Japão

 

Atrações – Presente desde a terceira edição, a Benassi Minas – Produtos Orientais, especialista em produtos orientais e hortifrutis, oferecia, em seu estande, desde itens importados do Japão – como macarrão, arroz, shoyu, saquê e utensílios – até flores e plantas.

Satoru Saito Ryubu Dojo

 

Ao lado da esposa, Alessandra, João Chen levou pratos do restaurante Chen’s Culinária Oriental -como o famoso guioza, além de okonomiyaki e yakisoba, entre outros pratos – e também produtos da mercearia Nakamise-ya, tradicional loja localizada no bairro do Tatuapé (zona Leste de São Paulo).

Rosa Maria Benassi e Larte Roberto Gestich

 

No palco, destaque para apresentação de taikô, com o grupo de taikô da Rio Nikkei; os cantores e apresentadores Angelaisa Toyota e Takeshi Nishimura; música tradicional com o Grupo Sankyu e a dança tradicional com o Grupo Saito Satoru Ryubu Dojo, além do Concurso Miss Nikkey e Concurso de Cosplay.

 

A Fundação Japão também marcou presença com o Sky Bridge Experience, um encontro entre o Brasil e o Japão através das constelações.

(Leia mais às páginas 6 e 7)

(Aldo Shiguti)

 

 

 

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