Um ano especial para a comunidade nipo-brasileira e, também, para Brasil e Japão que promete. Em 2025, ambos os países celebram os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, e já começou com uma visita especial: a da vice-ministra parlamentar dos Negócios Estrangeiros do Japão, Akiko Ikuina. No último sábado (18) ela participou de encontros com entidades, encontro com personalidades e empresários, bem como visitas a locais de grande simbologia para os nikkeis.
Durante sua passagem, a vice-ministra visitou o Parque Ibirapuera, onde participou de um momento de homenagem aos pioneiros da imigração japonesa no Irei Hi, além de uma visita ao Pavilhão Japonês, que completou no ano passado seus 70 anos. Lideranças das principais entidades japonesas acompanharam a visita.
Já no bairro da Liberdade, Akiko Ikuina conheceu as instalações do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, se surpreendendo com o rico acervo, além de saber as origens e primórdios dos primeiros nikkeis que chegaram no país. Para a vice-ministra, ter contato com a comunidade ˜é uma grande alegria”.
“Gostaria de expressar que estou muito feliz de visitar a cidade de São Paulo neste ano que celebramos os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão e damos início ao ano de intercâmbio e da amizade entre os dois países˜, destacou ela.
Junto à comunidade, Akiko foi recebida com grande entusiasmo por líderes da nikkeis e autoridades locais. O presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e anfitrião, Renato Ishikawa, expressou profunda gratidão pela presença da vice-ministra, afirmando que “a visita de Vossa Excelência representando o Primeiro-Ministro Ishiba Shigueru inaugura formalmente os eventos comemorativos deste ano”.
Ishikawa confirmou que a visita, apesar de muita rápida, foi bastante produtiva pois serviu para fortalecer os laços com a comunidade nikkei. Ele destacou que a vinda dela foi uma “continuação da visita do primeiro-ministro, Shigeru Ishiba em novembro do ano passado por conta da reunião de Cúpula do G20”.
Sem se esquecer das novas gerações, o presidente do Bunkyo explicou sobre a força dos jovens e o poder da rede de relacionamento da entidade internacionalmente, mantendo intercâmbio com entidades culturais de quase todos os países latino-americanos e da América do Norte.
“No Japão, temos sido presença constante na Convenção Internacional dos Nikkeis, realizado anualmente, com a participação de grande número de jovens nikkeis brasileiros e, nos três últimos anos, em companhia de jovens diretores do Bunkyo, intensificamos contatos com a comunidade brasileira, inclusive realizando eventos que contaram com a participação da Embaixada e dos Consulados brasileiros em Tokyo, Hamamatsu e Nagoya, acompanhando a gradativa integração dos brasileiros à sociedade japonesa e apoiando a divulgação da cultura brasileira no Japão”, ressaltou Ishikawa.
A vice-ministra Ikuina elogiou a presença de lideranças, destacando que a presença de todos só fortalecerá ainda mais as relações entre os dois países. Ela lembrou também da conversa com o presidente Lula em novembro, durante a reunião com o premiê Shigueru Ishiba, ocasião em que o presidente brasileiro reconheceu a relevante contribuição da comunidade nipo-brasileira para o progresso do país. Além disso, ela enfatizou como o esforço da comunidade nipo-brasileira tem sido essencial para que a cultura japonesa seja amplamente valorizada no Brasil.
A vice-ministra também ressaltou que o Brasil ocupa um lugar de destaque mundial na celebração da cultura japonesa, promovendo eventos de grande relevância, como o Bon Odori e o tradicional lançamento de lanternas flutuantes. Ela afirmou que, ao longo do 130º aniversário do tratado, o intercâmbio humano entre os dois países será intensificado, com os nipo-brasileiros desempenhando papel fundamental nesse processo. Para finalizar, deixou um convite à colaboração: “Vamos trabalhar juntos para tornar essa celebração ainda mais vibrante.”
Patrimônio Cultural – A vice-ministra encerrou sua passagem pelo Brasil com uma visita à Japan House São Paulo, no fim da tarde. Na ocasião, um evento de degustação de saquê foi realizado para celebrar o reconhecimento, no dia 4 de dezembro, da bebida japonesa como “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O evento contou com uma palestra de Alxandre Iida, mestre e embaixador da bebida fermentada de arroz reconhecido pela The Japan Sake Brewers Association Junior Council, que contou sobre os processos de produção, tipos e curiosidades sobre o saquê.
Presidente da JHSP, Carlos Roza, agradeceu aos presentes e à visita de Akiko Ikuina, comemorando ainda uma marca histórica da casa: quatro milhões de visitantes desde a inauguração, em 2017. Ele também ressaltou a importância do saquê, sendo uma “rica herança cultural”.
“É muito gratificante realizar um evento como este do saquê, em um ano tão celebrado por Brasil e Japão, que promove um intercâmbio enriquecedor entre os dois países, fortalecendo este admirável elo de amizade”, explicou Roza.