Tive oportunidade de visitar várias fábricas e pude perceber o papel ativo e fundamental dos nipo-brasileiros

 

MENSAGEM DE ANO NOVO Cônsul geral do Japão reitera sentimento de respeito e reverência aos pioneiros imigrantes

 

Gostaria de apresentar, respeitosamente, minha mensagem de início de ano. Espero que todos tenham recebido o Ano Novo de 2025 com alegria e boas expectativas. Para mim, esta é a segunda comemoração de Ano Novo desde que assumi o posto de Cônsul-Geral.

No ano passado, tivemos momentos marcantes para a relação Japão-Brasil, como a visita do Primeiro-Ministro Kishida a São Paulo, no mês de maio – a primeira de um chefe de governo japonês à cidade em dez anos. Recebemos também a visita de diversas outras autoridades japonesas, incluindo governadores e vice-governadores das províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Nagano, Fukui, Wakayama e Miyazaki, bem como o prefeito da cidade de Osaka. Esses eventos foram celebrados com entusiasmo em cerimônias comemorativas organizadas pelas associações das províncias sediadas na cidade de São Paulo. Certamente foi um ano de fortalecimento das relações nipo-brasileiras, confirmado pelo intenso intercâmbio com a comunidade nikkei.

Apesar de corresponder a apenas 3% do território brasileiro, o estado de São Paulo é o principal ponto estratégico da América do Sul, concentrando cerca de um terço da economia brasileira e abrigando um quinto da população do país.

As cidades do estado se destacam por suas contribuições singulares, impulsionando a economia brasileira em diversos setores. Na agricultura, por exemplo, cerca de metade de todas as flores produzidas no Brasil vem de São Paulo, principalmente de cidades como Atibaia e Arujá. Grande parte da raiz de lótus consumida no país, conhecida como renkon, um ingrediente essencial nos pratos japoneses de Ano Novo, é cultivada na cidade de Guatapará, a cerca de 300 quilômetros da capital paulista. Essas produções agrícolas são amplamente lideradas por descendentes de japoneses.

Nos supermercados de todo o estado, os cogumelos shiitake e shimeji são comumente chamados por seu nome em japonês e, em algumas lojas, as berinjelas do tipo kamo são vendidas como “berinjelas japonesas redondas”. Essas são apenas algumas amostras da presença japonesa no setor agrícola nacional. Os nikkeis também atuam em diversos campos profissionais, incluindo no mundo dos negócios, no âmbito jurídico, cultural e artístico, no jornalismo, nas esferas governamental e política, contribuindo significativamente para o desenvolvimento não apenas do estado de São Paulo, mas do Brasil como um todo.

No estado de São Paulo também estão instaladas cerca de 380 empresas japonesas. Tive a oportunidade de visitar várias dessas fábricas e, em todas elas, pude perceber o papel ativo e fundamental desempenhado pelos nipo-brasileiros. A culinária e as bebidas alcoólicas japonesas seguem muito populares entre os brasileiros. A Japan House São Paulo, localizada na principal avenida da capital, continua a atrair um grande público e, em breve, ultrapassará mais de quatro milhões de visitantes desde a sua inauguração, em maio de 2017. Todas essas histórias foram compartilhadas e observadas pessoalmente pelas pessoas que conheci durante as visitas que fiz a cerca de 30 cidades no Estado de São Paulo.

Na mensagem de Ano Novo do ano passado, mencionei a importância do “Respeito e reverência pelos nossos pioneiros imigrantes”. Reitero este sentimento e, ao iniciarmos 2025, gostaria de lembrar da grande contribuição que os pioneiros de ascendência japonesa deram ao Brasil. Neste Novo Ano, o Consulado Geral do Japão em São Paulo continuará empenhado em fortalecer ainda mais as relações entre o Japão e os estados que estão sob nossa jurisdição – São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro.

Este ano será marcado também pelas celebrações do 130º aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Em abril, será inaugurada a Exposição Mundial de Osaka-Kansai, um evento de grande significado, que desejo que muitos brasileiros tenham a oportunidade de visitar. Com esses grandes marcos históricos, conto com o apoio continuo de todos para que o intercâmbio mútuo entre os nossos povos floresça ainda mais neste ano de 2025.

*Toru Shimizu, cônsul geral do Japão em São Paulo

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *