O vereador Aurélio Nomura disse que os suzurantos (luminárias japonesas) que foram retirados da Rua dos Aflitos, no bairro da Liberdade, serão realocados. “Participei de algumas reuniões com algumas lideranças com o intuito de dar um novo direcionamento às luminárias”, conta o parlamentar. Segundo Nomura, um dos destinos pode ser o Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, onde anualmente acontece o Festival das Cerejeiras realizado pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil.

Conforme lembra o vereador, a retirada das luminárias da Rua dos Aflitos já era prevista para uma readequação do Programa Ruas Abertas Liberdade. A ação – as luminárias removidas foram substituídas por modelo LED – aconteceu nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra. No local, onde fica a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, deve ser construído o Memorial dos Aflitos.
Em setembro, durante balanço do Programa Ruas Abertas Liberdade, o diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo, Rafael Castelo explicou que a segunda etapa segunda do Ruas Abertas Liberdade prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental. “São as ações que a SP Urbanismo tem conduzido principalmente no âmbito de requalificação viária que se somam agora ao projeto do Centro de Informação ao Turista, um projeto que também está sendo feito pela SP Urbanismo na Galvão Bueno, ao lado do primeiro DP (Distrito Policial)”, disse Castelo.

Segundo Aurélio Nomura, “não fazia sentido a presença das luminárias naquele espaço”. No entanto, o vereador faz questão de frisar que os suzurantos permanecem no restante do bairro.
História – O bairro da Liberdade tem um valor histórico e cultural representativo para a cidade de São Paulo. Sua história remonta ao século XVIII, com uma ocupação predominantemente negra e indígena. Ao longo do século XX, houve intensa migração da população japonesa, tornando-se a maior concentração de japoneses fora do Japão. Houve, também, migração de chineses e coreanos. Ou seja, o bairro possui grande diversidade cultural, que estabelece forte atrativo turístico e comercial para a região.

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *