Lula e Ishiba marcaram uma viagem do presidente brasileiro ao Japão em março do ano que vem

O primeiro-ministro Shigeru Ishiba, que visitou o Brasil por ocasião da Cúpula do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi recebido nno último dia 19 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o primeiro encontro entre os dois, já que o chefe de governo japonês assumiu o cargo em outubro de 2024.

Na reunião, os dois líderes conversaram sobre diversos assuntos, entre eles os 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Segundo Ishiba, o Japão almeja fortalecer ainda mais as relações bilaterais com o Brasil.

De acordo com o primeiro-ministro Ishiba, há um grande potencial para as relações comerciais e de investimento entre os dois países. Ele citou que há interesse das empresas japonesas em várias áreas, “incluindo recursos naturais e biocombustíveis”, e destacou a importância de fortalecer as relações com o Mercosul. Lula e Ishiba concordaram em discutir e trabalhar para estabelecer a Estrutura de Parceria Estratégica Japão-Mercosul (nome provisório), como um fórum de discussão para a cooperação de interesse mútuo em várias áreas, incluindo comércio e investimentos.

Lula observou que as comunidades nikkeis no Brasil contribuem muito para o desenvolvimento do país e afirmou que o Brasil deseja cooperar em diversas áreas, por ocasião dos 130 anos do estabelecimento das relações diplomáticas com o Japão. O presidente manifestou ainda grande expectativa sobre os investimentos das empresas japonesas no país.

Sobre a reforma de governança global, os dois líderes concordaram que a reforma do Conselho de Segurança da ONU é urgente, razão pela qual os dois países devem continuar a cooperar no G4 pela ampliação do número de assentos de países permanentes e não permanentes.

Além disso, Lula e Ishiba confirmaram que o Japão e o Brasil cooperarão no enfrentamento de diversos desafios da comunidade internacional, como a agressão da Rússia contra a Ucrânia e a situação no Oriente Médio.

O presidente Lula e o primeiro-ministro Ishiba conversaram também sobre carros híbridos e movidos a hidrogênio, e trataram de cooperação na área de agricultura e indústria, além de financiamentos para o setor agrícola brasileiro.

Lula e Ishiba marcaram uma viagem do presidente brasileiro ao Japão em março do ano que vem, acompanhado de uma comitiva empresarial.
Participaram da reunião, do lado brasileiro, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Carlos Fávaro (Agricultura), além do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa.

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *