JICA
Brasileiros compartilham experiências em programa de educação ambiental no Japão
Brasileiros participaram de programa oferecido pela Jica
Entre os dias 19 de janeiro e 11 de fevereiro de 2025, nove brasileiros participaram do programa “Bolsa de Treinamento Nikkei” promovido pela Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), no curso de “Formação de Orientadores de Educação Ambiental”. Realizado em parceria com a KEEP (Kiyosato Educational Experiment Project), o treinamento aconteceu na cidade de Hokuto, província de Yamanashi, e proporcionou aos participantes 24 dias de intensas atividades teóricas e práticas, com foco na construção de lideranças ambientais.
Para Kumiko Oshio Kissimoto, docente da Unifesp, a vivência foi marcante. “Coordeno um projeto de educação ambiental com crianças de comunidades carentes em Osasco (SP), mas estar no Japão ampliou meu olhar. Impressiona como a consciência ambiental é enraizada no cotidiano da população. Mesmo sem lixeiras nas ruas, não há lixo no chão. Volto ao Brasil com o desafio de adaptar práticas simples e eficazes à nossa realidade. A KEEP nos mostrou que é possível educar sem depender de grandes recursos.”
Izumi Honda, engenheira agrônoma e moradora da colônia Núcleo Celso Ramos, compartilha a mesma admiração. “Trabalho com agricultura sustentável e fiquei encantada com a história de Paul Rusch, fundador da KEEP, e seu sonho de criar uma comunidade saudável por meio da educação, do esporte e da valorização da natureza. Esse curso me deu ainda mais coragem para continuar com os projetos de agroturismo e comercialização direta de produtos que estou implementando no Brasil. Saio revigorada.”
A imersão também marcou Victor Yamagami Takahashi, engenheiro ambiental. “Foi uma das experiências mais transformadoras que já tive. A metodologia prática, as visitas técnicas e o cuidado com cada detalhe transmitiam o ‘jeito japonês’ de fazer com excelência. Criamos uma conexão muito rica com os colegas de diferentes áreas e regiões, o que tornou o aprendizado ainda mais valioso.”
A bióloga Raíne Pigarri Costa define a experiência como um divisor de águas. “Foi impressionante observar a harmonia entre tecnologia e natureza no Japão. As visitas a escolas e museus me mostraram como é possível integrar conhecimento científico, sustentabilidade e educação. Ver o Monte Fuji de perto foi emocionante e espiritual. Volto com novas ideias e com a certeza de que essa vivência ampliou meus horizontes profissionais e pessoais.”