COMUNIDADE / ENKYO
Reeleito presidente do Conselho Deliberativo da Enkyo, Akeo Yogui exalta união
Em clima de tranquilidade, os associados colaboradores da Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – elegeram a chapa única encabeçada por Akeo Yogui para a presidência do Conselho Deliberativo. Além de Akeo Yogui (presidente), a chapa é formada por Akira Kawaii (1º vice-presidente); Ângela Isumi Tsuji (2ª vice-presidente); Kazumichi Hayakawa (1º secretário) e Marcos Seiki Teruya (2º secretário).
A 64ª Assembleia Geral Ordinária teve início por volta das 15 horas do dia 26, no salão Jinnai da Enkyo, e foi realizada na sequência da 28º Reunião Ordinária do Conselho. No período da manhã do mesmo dia foram realizadas ainda a 22ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo e a 10ª Assembleia Geral Ordinária da Anbase (Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo), que engloba as unidades assistenciais.
Na AGO da Enkyo, em que foram apresentados o Balanço Patrimonial de 2024, o Plano de Atividades para 2025 e o Orçamento para 2025, o 1º diretor vice-presidente, Jun Suzaki, apresentou o relatório de atividades de 2024, um ano que foi marcado por avanços significativos na saúde e na área social
Akeo Yogui foi reeleito presidente do Conselho Deliberativo da Enkyo; eleição ocorreu em clima de tranquilidade
Conquistas – Destaques para a nova área de urgência e emergência do Pronto Socorro Municipal de Itapetininga. Inaugurada no dia 8 de fevereiro pela Prefeitura de Itapetininga e a Enkyo, a obra representa 70% da reforma e ampliação de 10 mil m2 do hospital, que recebeu investimento privado de R$ 20 milhões da Enkyo e R$ 8 milhões da Jica, a Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Outra conquista significativa foi a inauguração, no dia 19 de setembro, da Unidade Terapia Intensiva Pediátrica do HNIPO. Com 20 leitos, sendo 10 de UTI pediátrica e 10 de internação pediátrica, a unidade é parte de expansão do hospital, que busca fortalecer suas operações de urgência e emergência para a população pediátrica da região.
Jun Suzaki falou também sobre a Assistência Médica Móvel (Junkai), que atende à comunidade nikkei e é fruto de uma parceria com a Jica. Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, laboratoristas e membros de suporte, o Junkai tem como público-alvo idosos da comunidade nipo-brasileira que têm preferência por atendimento em japonês e valorizam a comodidade de receber os resultados dos exames de sangue no mesmo dia.
Paulo Saita cumprimenta Akeo Yogui união e muito trabalho
Jun Suzaki destacou ainda a nova marca HNIPO, implantada em 1º de janeiro e sobre a 7ª edição do Encontro de Hospitais Nikkeis, evento organizado pela Jica em conjunto com o superintendente geral do Hnipo, Sergio Okamoto, com a participação do Hospital Japonês Santa Cruz, Hospital Amazônia, Hospuital SBC e Hospital Sugisawa. E abordou ainda o Hospital São Miguel Arcanjo, que prssta atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Hospuital Dr Léo Orsi Bernardes (HLOB), que iniciou uma nova fase em 2022 quando passou a ser administrado pela Enkyo e desde então vem recebendo grandes investimentos.
Por fim, o presidente da Comissão Eleitoral, Cesar Shida, fez a leitura dos membros da Chapa Única, aprovada por aclamação.
Assembleia Geral Ordinária que elegeu a chapa única ao Conselho Deliberativo presidida por Akeo Yogui
União – Reeleito, Akeo Yogui pregou “união”. “Esperamos que juntos possamos contribuir para a grandeza cada vez maior da nossa entidade. Como os senhores puderam verificar, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo cresceu bastante, tem diversas unidades e precisa da união e o apoio de todos para que continue crescendo e cada vez mais levando benefícios para toda a comunidade, não só nikkei, mas também para a sociedade brasileira”, destacou.
Ao jornal Brasil Nikkei, Yogui disse que a Enkyo começou “pequena e hoje cresceu”. “Estamos atuando na saúde e na área da assistência social, nos tornando uma grande entidade nikkei. Por isso temos também uma responsabilidade bastante grande de continuar gerindo a entidade e contribuindo não só na área de saúde bem como na assistência social, atendendo não só a comunidade nikkei, o descendente de japonês, mas também para a sociedade brasileira. Eu acho que o desafio tem sido imenso até hoje , mas com o esforço de todos vamos conseguir superar todas as dificuldades”, explicou Akeo.
Comprometimento – Para o presidente Paulo Saita, “a própria composição da chapa do Conselho mostra que são pessoas que comprometidas com o crescimento da Enkyo”. “Isso é muito importante. O Akeo continuará fazendo um excelente trabalho e juntos vamos fazer tudo para que a Enkyo cresça ainda mais”, afirmou Paulo Saita.
(Aldo Shiguti)