CULTURA

 

Mostra Japão celebra sucesso em Amparo e prepara edição em Bauru

 

Realizada de 2 a 4 de maio na Praça Pádua Salles, a 32ª edição da Mostra Japão movimentou a semana do feriado do Dia do Trabalhador na cidade paulista de Amparo (cerca de 130 quilômetros da Capital). Foi a segunda vez que a estância hidromineral – Amparo faz parte do Circuito das Águas – recebeu uma edição do tradicional festival japonês.

 

Grupo Mitsuba Taiko, do Nipo de Campinas, foi uma das atrações da Mostra Japão em Amparo

 

Nos três dias, os moradores de Amparo e região tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a milenar e fascinante cultura e a rica gastronomia da terra do Sol Nascente através de shows com cantores renomados da comunidade japonesa, apresentações de danças típicas e grupos de taikô, além do já aguardado – principalmente entre os jovens – Concurso Cosplay, sempre precedido pela Banda Elísios, que tem como foco as músicas de anime.

E a Mostra Japão em Amparo não poderia ter palco melhor que a praça Pádua Salles, localizada no centro da cidade. Em meio às arvores e chafarizes, os moradores aproveitaram o final de semana ensolarado para passear com a família enquanto saboreavam os deliciosos pratos das culinárias japonesa, coreana e brasileira.

No sábado, 3, a cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, entre elas o vice-prefeito de Amparo, Gilberto Piassa; o presidente da Câmara Municipal, Fernando Garcia da Silva e a vereadora Karim Godoy; o presidente do Instituto Paulo Kobayashi (IPK), Victor Kobayashi; o vice-presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Massayoshi Furuno; o presidente da Associação Nipo de Bragança, Rogerio Umeoka; o cantor e vereador de Campinas, Luis Yabiku; Vilma Akemi Okamoto (do Grupo Todos Nós) e Paula Hirama, da Liga Centro-Oeste da Canção japonesa, além de secretários de cidades vizinhas.

 

Cerimônia de abertura com convidados e autoridades

 

Raízes – Presidente da Mostra Japão, Roseli Kanashiro lembrou que o festival japonês faz parte do calendário de eventos de Amparo e destacou que este ano a edição integra também a programação dos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

Já o presidente do IPK, Victor Kobayashi agradeceu o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal e explicou que o intuito da Mostra Japão é oferecer cultura e entretenimento às cidades por onde passa. Segundo ele, seu pai, o saudoso deputado federal Paulo Kobayashi, andou pelas cidades de Pedreira, Amparo e Valinhos plantando tomates antes de fixar residência na Capital. “Para mim é como se voltasse às raízes”, afirmou Victor, que agradeceu também o Ministério da Cultura através de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança para a realização do evento.

Presente em praticamente todas as edições da Mostra Japão ao lado de sua esposa e também cantora, Letícia Yabiku, Luis Yabiku disse que o festival já percorreu várias cidades paulistas “sempre mostrando a cultura japonesa”. “Daí o nome: Mostra Japão”, ressaltou Yabiku.

 

Grupo Mitsuba Soran do Nipo de Campinas

 

Kagami biraki – Ao jornal Brasil Nikkei, o vice-prefeito Gilberto Piassa destacou a importância da Mostra Japão para o município afirmando que o evento agrega turismo através da cultura e gastronomia. “Não só isso, agrega também valores da cultura japonesa como resiliência, trabalho, perseverança e respeito aos idosos”, disse Piassa, acrescentando que o festival atrai visitantes de cidades vizinhas como Campinas e Pedreiras. “Estamos abertos para receber eventos de todas as culturas”, salientou o vice-prefeito.

Encerrado os discursos, as autoridades presentes no palco participaram do tradicional ritual japonês chamado kagami biraki (literalmente quebra das tampa do barril de saquê) comandado pelo mestre de cerimônias e presidente de honra do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada.

 

Bauru – Considerado o maior festival itinerante da cultura japonesa do país, a 33ª edição da Mostra Japão já tem data marcada. Será nos dias 16, 17 e 18 de maio no Recinto Mello de Moraes, na cidade de Bauru, que receberá o evento pela primeira vez.

(Aldo Shiguti)

 

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *