HAICAI BRASILEIRO

 

O Brasil Nikkei publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô (1644-1694). O haicai caracteriza-se por descrever, de forma breve e objetiva, aspectos da natureza (inclusive a humana) ligados à passagem das estações. Hoje, no mundo inteiro, pessoas de todas as idades e formações escrevem haicais em suas línguas, atestando a universalidade dessa forma de expressão.

 

A seleção é feita pelos haicaístas Edson Iura e Francisco Handa.

 

Escreva até três haicais de cada tema sugerido (o tema deverá constar do haicai), identificando-os com seu nome (mesmo quando preferir usar pseudônimo) e endereço. Cada pessoa pode participar com apenas uma identidade.

 

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail ashiguti@uol.com.br, com o assunto: “Haicai Brasileiro”.

 

TEMAS DE ABRIL

 

Via Láctea – Maritaca – Páscoa

 

Duas maritacas

gritam no alto do chichá.

Olhares voam…

Américo Pássaro

Rio de Janeiro, RJ

 

uma, duas, muitas:

maritacas na mangueira

às dezoito em ponto.

Bruno Greggio

Guarujá, SP

 

criança encantada

com olhos arregalados

vê a Via Láctea

Carlos Viegas

Brasília, DF

 

Final de tarde –

Os gritos das maritacas

ecoam na marquise.

Cristiane Cardoso

São Paulo, SP

 

domingo de páscoa –

no átrio da abadia

procissão de monjas

Diogo Mizael

São Paulo, SP

 

A via láctea

sobre o mendigo e seu cão –

Silêncio da noite

Fernando Bunga

Uíge, Angola

 

Páscoa no mercado –

Pelo longo túnel de ovos

procuro tomates

George Goldberg

Londres, Inglaterra

 

Que barulhada –

ao abrir a janela

vejo só maritacas.

Jaíra Presa

Santos, SP

 

as maritacas

no verde da cidade

Acham santuário

Josep Yvyrapohára

Assunção, Paraguai

 

inicia o dia –

maritaca em alvoroço

no canto das telhas

Jurema Rangel

Rio de Janeiro, RJ

 

a Páscoa já vem –

ovos a perder de vista

no supermercado

Madô Martins

Santos, SP

 

No alto do prédio

Aos gritos as maritacas

acordam a cidade

Marilia Tresca

São Paulo, SP

 

manhã de sol –

entre as árvores altas

canto das maritacas

Maurício de Oliveira

São Paulo, SP

 

O menino corre,

vem sorrindo, sorrindo…

canto das maritacas

Nilcéia Albuquerque França

Ponta Grossa, PR

 

repleto de ovos

o caramanchão do mercado –

tempo de Páscoa

Renan Sarajevo

Rio de Janeiro, RJ

 

Manhã se formando,

muitos gritos por comida –

voa a maritaca.

Renata Iacovino

Jundiaí, SP

 

Pausa na viagem –

No límpido céu noturno

brilha a Via Láctea

Taís Curi

Santos, SP

 

de manhãzinha

pelos galhos do eucalipto –

gritam maritacas

Wilson de Lavor

Itaguaí, RJ

 

Temas de maio (postar até 10 de abril)

Sardinha – Caqui – Dia das Mães

 

Temas de junho (postar até 10 de maio)

Dia curto – Nabo – São Pedro

 

 

Haicai Brasileiro

 

Edson Iura

 

Dia curto (tema de junho)

 

Essa expressão refere-se à percepção de que os dias se tornam mais curtos e as noites, mais longas, especialmente em torno do solstício de inverno (por volta de 21 de junho, no hemisfério sul). Embora a redução da luz solar não seja tão acentuada quanto em países de latitudes mais altas, permanece a sensação subjetiva de que o tempo passa mais depressa. Para quem depende da luz do dia, cresce a impressão de que o trabalho rende menos, o tempo é escasso e há sempre algo por terminar. “Dia curto” forma um conjunto com expressões como “dia prolongado” (primavera), “noite curta” (verão) e “noite alongada” (outono). São nuances sazonais às quais o haicaísta deve estar atento. Na Era Edo, não era um kigo muito frequente. Um exemplo raro é o de Issa: “Ah, que dia curto. / Me alcança até no trabalho / o deus da pobreza”. Já na modernidade, o uso se tornou mais comum, como nestes versos de Kyoshi: “Apressadamente / a noite vem para o idoso. / Este dia curto”.

 

Enquanto caminha

A galinha bota um ovo –

Ah, que dia curto!

Ayako Saitô

 

Deste dia curto

roubo tempo pra fazer

um aventalzinho.

Teijo Akagi

 

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