BRASIL-JAPÃO

 

Apresentadora do quadro ‘Mais Oriente’,  Thayse Oguido conta sua experiência no Japão

 

Para Thayse Juliana Oguido, experiência no Japão fortaleceu sua conexão com suas raízes

 

Apresentadora do quadro “Mais Oriente”, exibido no programa Ver Mais da RICtv Londrina, onde compartilha curiosidades e experiências relacionadas à cultura asiática, Thayse Juliana Oguido esteve no Japão entre os dias 14 e 24 de fevereiro deste ano, quando participou do Programa de Convite ao Japão para Descendentes de Japoneses da América Latina e Caribe, promovido pelo MOFA – Ministério de Relações Exteriores do Japão.

Neste artigo ao Brasil Nikkei, ela conta sua experiência vivida em solo japonês.

‘Entre os dias 14 e 24 de fevereiro, tive a honra de participar do Programa de Convite ao Japão para Descendentes de Japoneses da América Latina e Caribe, promovido pelo MOFA – Ministério de Relações Exteriores do Japão. Essa bolsa histórica, que existe há 60 anos, tem como objetivo estreitar os laços entre o Japão e os países onde vivem descendentes japoneses, promovendo o intercâmbio cultural e o resgate das raízes familiares.

Fui uma das três brasileiras selecionadas para representar o país como influenciadora na área da comunicação. Durante a programação oficial, visitei cidades como Tóquio, Hiroshima, Kyoto e Kobe, participei de palestras, encontros com autoridades e aprendi muito sobre a história da emigração japonesa, especialmente no Brasil, o que fortaleceu ainda mais minha conexão com minhas raízes.

Um dos momentos mais marcantes foi o encontro com a família imperial japonesa. Tive a honra de conhecer o Príncipe e a Princesa Akishino, que gentilmente reservaram parte do dia para nos receber e ouvir nossas histórias — um gesto de acolhimento e respeito que levarei para sempre comigo.

Também vivi um momento muito emocionante quando, por meio de pesquisas realizadas pela JICA (Yokohama) e pela Associação Nipo-Brasileira (Kobe), recebi informações sobre meus antepassados e vi, pela primeira vez, a foto do meu bisavô. Descobri que ele foi ao Brasil em 1918, no navio Hawai Maru — uma descoberta que trouxe ainda mais significado a toda essa experiência.

Após o encerramento da programação, o governo japonês me permitiu permanecer no país por mais alguns dias. Nesse período, reencontrei minha família brasileira que mora no Japão e realizei um dos meus maiores sonhos: visitar meus parentes japoneses em Okinawa. Pude conhecer a casa onde minha avó cresceu, ouvir histórias que só existiam na memória da família e viver momentos de profunda emoção.

Após o encerramento da programação, apresentadora realizou sonho de visitar parentes na ilha de Okinawa

 

Em Okinawa, também tive a honra de ser recebida pelo prefeito da cidade de Nago e pelo reitor da Universidade de Meio, uma instituição que mantém parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) — mais uma conexão especial entre nossas cidades e culturas.

E como se tudo isso já não fosse inesquecível, uma semana após meu retorno ao Brasil, participei em Londrina do 7º Encontro Nacional dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, reunindo participantes de todo o país que também viveram essa experiência única. Foi incrível conhecer pessoas que compartilham do mesmo propósito e emoção de representar o Brasil no Japão.

Essa jornada foi muito mais do que uma viagem — foi um mergulho no autoconhecimento, na ancestralidade e no propósito.

Volto para casa com o coração cheio de gratidão e com a missão de inspirar outras pessoas a se reconectarem com suas raízes e acreditarem no poder transformador da própria história.

Agradeço ao MOFA e ao Consulado do Japão em Curitiba por me proporcionarem essa experiência única e tão especial’.

 

Sobre Thayse: Thayse Juliana Oguido é apresentadora do quadro “Mais Oriente”, exibido no programa Ver Mais da RICtv Londrina, onde compartilha curiosidades e experiências relacionadas à cultura asiática. É também criadora de conteúdo, empreendedora, especialista em marketing digital e vice-presidente da ACROL (Associação Cultural e Recreativa de Okinawa de Londrina).

 

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *