Haicai Brasileiro

 

Francisco Handa

 

Esquecer para aprender (4)

 

Em relação aos que já têm experiência em compor haicai, o cuidado se refere a certa acomodação, como se nada mais tivesse que ser aprendido ou aperfeiçoado. É como disséssemos “sei tudo”. Se isso acontecer, o haicai cairá num marasmo. Pode ser uma armadilha. Dominar uma técnica de composição não significa que o haicai esteja suficiente. No caso, o haicai será apenas uma relação mecânica de composição, sem maiores problemas. Não se trata disso. Entendo que, no começo, pode ser trabalhoso, às vezes desanimador. Muitos desistem pelo caminho.

Não se procura por um haicai que seja perfeito, pois esta perfeição não existe. Errar e tentar é um processo contínuo de aprendizado. Nem o mais experimentado é capaz de dizer que sabe o suficiente. Enseje novas tentativas e assim abrir-se-á um campo de experimentação favorável. Mas para isso, é necessária uma prática constante, explorando todas as possibilidades de composição. Refiro-me ao uso da linguagem e da observação do espaço vivenciado.

Se puderem componham haicais todas as semanas a partir do kigô sugerido.

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