JOVENS

 

Leonardo Inomata, 36, assume presidência da Comissão de Jovens do Bunkyo

 

O advogado Leonardo Hideki Tahira Inomata, de 36 anos, é o novo presidente da Comissão de Jovens do Bunkyo (Seinen Bunkyo). A Cerimônia de Posse da Diretoria Executiva 2025 foi realizada no dia 29 de março, no salão nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, com as presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu e do representante chefe do Escritório da Jica (Japan International Cooperation Agency) no Brasil, Akihiro Miyazaki, além do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa e vários diretores da entidade.

Um dos mais experientes no cargo, Leo – como é mais conhecido – assume no lugar de Isabella Chiam Perrote.

Leo com sua equipe Na CJB o ambiente é acolhedor e a gente tem possibilidade de errar com responsabilidade

 

Abrindo a série de discursos, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, lembrou que, ao longo de 2024, teve oportunidade de acompanhar a gestão da presidente Isabela Chiam Perrote, “que coordenou diversas atividades como a Campanha Corte Solidário e auxiliou na realização de eventos como o Sakura Matsuri e o Gueinosai, entre muitos outros”.

“Mas destaco aqui o meu agradecimento especial pela inestimável ajuda dos jovens do Seinen Bunkyo na recepção em homenagem ao primeiro-ministro do Japão na época, senhor Fumio Kishida, por ocasião de sua visita ao Brasil, exatamente na sede do Bunkyo. Essa valiosa colaboração foi fundamental para o sucesso de sua visita a São Paulo”, observou o cônsul, acrescentando que, em 2025, quando Brasil e Japão comemoram os 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países, “teremos importantes eventos e mais uma vez conto com o valioso auxílio da Comissão de Jovens do Bunkyo nas atividades durante esse período”.

Segundo ele, “o diálogo aberto e a transferência de conhecimentos das novas gerações por parte das lideranças mais experientes são essenciais para que a comunidade nikkei continue a exercer seu papel fundamental nas relações do Brasil com o Japão”

Renato Ishikawa empossa o novo presidente da Comissão de Jovens.JPG

 

ESG e mottainai – Renato Ishikawa parabenizou o trabalho da equipe comandada por Isabella Chiam e destacou que uma das características da Comissão de Jovens é “estar sempre prontos para ajudar outras Comissões do Bunkyo”. Ao sucessor de Isa, Leonardo Inomata, Renato Ishikawa fez um pedido especial.

“É muito importante o acolhimento aos não nikkeis, ou seja, àqueles que não tem sangue japonês mas admiram a cultura japonesa”, explicou Renato Ishikawa, que compartilhou sua trajetória à frente da entidade.

Entre outras lembranças, fez questão de destacar que, em 2019, quando assumiu seu primeiro mandato – e lá se vão seis anos desde então – seu primeiro ato como presidente foi pedir uma reunião com os jovens.

“Naquela época, nosso querido e saudoso Marcelo Hideshima [que faleceu em 2023, aos 53 anos de idade] organizou uma reunião para nós lá no Hotel Nikkey Palace [na Rua Galvão Bueno, na Liberdade]. Uma tarde maravilhosa que contou com a participação de 25 jovens – muitos deles ainda fazem parte do Bunkyo. Naquela ocasião, coloquei o meu ponto de vista de como iria gerir o Bunkyo. Para mim foi valioso esse primeiro contato com os jovens. Foi realmente um grande aprendizado. Hoje, com muito orgulho e felicidade vejo vocês, jovens, líderes, assumindo cada vez mais a responsabilidade de planejar e organizar os eventos do Bunkyo. O trabalho de vocês tem sido inspirador”, destacou Renato Ishikawa que pediu ainda ao novo presidente da CJB que traga especialistas para falar sobre ESG – sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) e para que os membros da Comissão adotem o conceito “mottainai” (expressão japonesa que significa algo como ‘que desperdício!’). “É um conceito simbólico mas que pode mudar nossas atitudes”, afirmou.

 

Ano intenso – Em seu discurso de despedida, Isa agradeceu a todos que a acompanharam em sua jornada. “Na minha cerimônia de posse como presidente, lembro ter afirmado que ‘o caminho não seriam flores, mas que no final desse ciclo, tivéssemos ótimas memórias, grandes amigos e orgulho por tudo que realizamos”, recordou Isa, que acrescentou: “Estou muito feliz por contribuir para o legado da CJB e animada para ver onde estamos caminhando como grupo”.

Ao jornal Brasil Nikkei, Isabella disse que 2024 foi um ano “intenso”. “E é engraçado que cada ano tem suas nuances. Estou há três anos na Diretoria e cada ano teve seus desafios. Todos bem corridos – diga-se de passagem – com muitos eventos, mas eu estou muito satisfeita. Nem tanto por tudo que a gente entregou, mas também por tudo que vivemos, pois foram momentos muito felizes”, explicou Isa, afirmando que “sinto que eu cresci muito pessoalmente”.

“Fico muito feliz de fazer parte do Bunkyo. Foi um pouco sem querer que eu acabei entrando e, do nada, já estava na Diretoria, mas estou muito feliz com a trajetória”, garantiu ela que, indagada pela reportagem qual teria sido o seu principal legado como presidente, destacou que “foi ter fortalecido o grupo”.

“Sinto que além de engajarmos outros membros, passamos o sentimento de que eles não são pessoas passageiras, ou seja, a gente sente que eles estão criando mais raízes aqui no Bukkyo. E espero que continue assim porque eles serão as próximas pessoas que vão cuidar deste espaço e também da sociedade”, comentou Isa, acrescentando que também ficou feliz por ter aprofundado os laços com outros seinens e com as entidades parceiras.

“Sem eles a gente não consegue fazer nada, por isso essa troca tem que existir e me sinto muito feliz por termos criado essas relações com as entidades”, concluiu Isa.

Jorge Yamashita, cônsul, Isa, Leo, Renato Ishikawa e Akihiro Miyazaki

 

Paixão – Seu sucessor iniciou trajetória na Comissão de Jovens em 2021, como ele mesmo diz, “de forma despretensiosa”. “Não tinha intenção de ocupar cargo e muito menos de algum dia chegar à presidência”, afirmou Leo, lembrando que teve seu primeiro cargo na CJB em 2023, como segundo diretor de RH, e em 2024, na gestão de Isa, foi o segundo vice-presidente.

“Preferi procurar dar mais espaço para o primeiro diretor e primeiro vice. Mas durante a minha participação eu fui me apaixonando cada vez mais pela CJB e pelas oportunidades que podemos ter e que podemos oferecer aqui dentro e aceitei o desafio de liderar este grupo”, disse, explicando que a Comissão de Jovens tem um importante papel nessa construção. “Aqui temos inúmeras oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social sempre sob o aconselhamento de tantas pessoas mais experiente, podendo participar da construção de grandiosos eventos, tal como o Sakura Matsuri e conhecer pessoas de todo o país que possuem o mesmo ímpeto de fazerem crescer as associações de que fazem parte”, afirmou.

Ao Brasil Nikkei, ele lembrou que começou a participar da Comissão de Jovens “por volta dos 30 anos, um pouco tarde para os padrões”. “Me vejo como uma pessoa que chegou um pouco mais tarde, que se encantou por isso e quer que as pessoas mais jovens possam se encontrar cada vez mais cedo”, disse Leo, lembrando que, em sua atividade, está acostumado a lidar com juízes e desembargadores.

Errar com responsabilidade – “Na CJB o ambiente é muito acolhedor e a gente realmente tem a possibilidade de desenvolver e, ao mesmo tempo, a possibilidade de errar com responsabilidade. A gente sempre vai ter alguém junto, para ajudar a conduzir. E vamos ter oportunidade de consertar. Tudo isso me fez realmente gostar muito e aceitar esse desafio”, conta Leo, afirmando que o desafio é poder crescer ainda mais o engajamento interno.

Segundo ele, a ideia também é aumentar a rede de contatos.  “Em 2024, na Revi conseguimos reunir mais de 60 participantes das 5 regiões do Brasil. Quem sabe esse ano a gente não consegue reunir ainda mais pessoas e de mais localidades”, destacou Leo, referindo-se ao 28º Fórum Nacional dos Jovens Líderes das Entidades. Mais conhecido como Revi, o evento foi consolidado em 1996 pela Comissão de Revitalização da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e desde 1997 é organizado pela Comissão de Jovens do Bunkyo.

Como sua primeira atribuição no cargo de presidente, Leonardo Inomata empossou os membros da Diretoria Executiva 2025 (veja quadro).

O brinde ficou a cargo do presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo,  Jorge Yamashita.

A Banda Sankyu, do Projeto Sankyu, encerrou o evento com um animado Katchashi.

(Aldo Shiguti)

 

 

Diretoria Executiva da Comissão de
Jovens do Bunkyo – Gestão 2025

  • Presidente: Leonardo Hideki Tahira Inomata
  • Vice-Presidente: Bruna de Sousa do Ó
  • Vice-Presidente: Leonardo Maruyama Fontes
  • 1ª Secretária: Thais Shimonishisono Carvalho
  • 2ª Secretária: Jaqueline Yukari Hanaoka
  • 1º Diretor Financeiro: Raphael José Rodrigues Vieira de Andrade
  • 2º Diretor Financeiro: Diogo Yuki Asato
  • Diretora de Marketing: Luiza Sayuri Hirata
  • Diretora de Marketing: Mariana Chihiro Endo
  • Diretora de Marketing: Renata Medeiros Kaniosky
  • Diretor de Recursos Humanos: Daniel Koiti Takeuti
  • Diretora de Recursos Humanos: Júlia Naomi Onizuka
  • Diretora de Projetos: Gleice Silva
  • Diretora de Projetos: Luana Aska Kawamura
  • Diretora de Eventos: Tamilyn Tiemi Massuda Ishida.

 

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *