ELEIÇÃO NO BUNKYO
Eleição no Bunkyo terá chapa única encabeçada por Roberto Nishio
O primeiro vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, Roberto Yoshihiro Nishio registrou na tarde desta quarta-feira (9) – prazo final para as inscrições -, a chapa “Transição” e será o único candidato à sucessão de Renato Ishikawa à presidência da entidade.
De acordo com o cronograma da entidade, a Comissão Eleitoral deve se reunir nesta quinta-feira para homologar a chapa inscrita. A etapa seguinte está marcada para o próximo dia 26, quando acontece a 166ª Reunião do Conselho, onde os 100 conselheiros (mais os conselheiros natos) devem aprovar a chapa com os dirigentes do Conselho Deliberativo, membros da Diretoria Executiva (presidente, 07 vice-presidentes, secretário-geral e tesoureiro geral) e do Conselho Fiscal (veja box).
Roberto Nishio (com Jorge Yamashita, do Conselho Deliberativo, e Nagato Hara), registra a chapa Transição
Associado do Bunkyo desde 1977, Roberto Nishio tem 82 anos e é natural de Assaí (PR). Apesar de ocupar cargo na Diretoria desde 2009 – a partir da gestão de Kihatiro Kita – ele iniciou sua trajetória na entidade bem mais cedo, em 2003, quando fez parte da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – entidade criada pelo Bunkyo para planejar, organizar, realizar, apoiar e coordenar atividades e eventos comemorativos ao 1º centenário da imigração no Brasil. Depois, em 2006, presidiu o Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social.
Além do Bunkyo, Nishio também acumula passagens por uma série de entidades nipo-brasileiras: Aliança Cultural Brasil-Japão, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Associação Naguisa de Cultura e Beneficência, Associação Nikkei de Golfe do Brasil e Fundação Kunito Miyasaka, onde ocupa o cargo de presidente desde 2013.
Pressão – Ao Brasil Nikkei, Nishio disse que seu nome não era a primeira escolha para suceder o atual presidente. “O nosso objetivo era passar para uma candidatura mais jovem, mas os jovens têm uma série de compromissos e não conseguem se dedicar ao Bunkyo como a presidência exige”, explica Nishio, brincando que foi “pressionado” a aceitar o cargo.
“Mas eu já estava preparado”, afirma ele, acrescentando que o nome da chapa não foi escolhido por acaso: “transição”. “Continuamos com esse objetivo de transferir a presidência para uma pessoa mais jovem”, revela.
Teco- teco – Para Nishio uma eventual comparação com o atual presidente não o preocupa. “O Dr.Renato é um Boing enquanto sou apenas um teco-teco”, brinca. “Além disso, eu tenho uma admiração e respeito muito grande pela pessoa dele e pelo trabalho que desenvolveu aqui no Bunkyo. Ele praticamente se dedicou ao Bunkyo durante seis anos e estendeu os limites de atuação no Bunkyo”, diz Nishio, acrescentando que sua preocupação imediata é quanto a estrutura interna do Bunkyo.
“Nós não temos mais condição de trabalhar como viemos trabalhando antes da gestão do Renato. O volume de captação de recursos aumentou consideravelmente. E não é só gastar esse dinheiro, nós precisamos gastar e prestar contas. E nessa prestação de contas aqui precisamos ter muito senso de responsabilidade, e, principalmente, criar funcionários capacitados para fazer essa prestação”, explica Nishio, lembrando que no dia 24 de abril a Fundação Kunito Miyasaka realizará uma Assembleia Geral quando será definido o nome de Teodoro Sato como seu sucessor.
“Devo continuar na Diretoria da FKM e farei o que for possível para continuar atendendo a comunidade”, tranquiliza Nishio, que assume a presidência do Bunkyo no ano em que a entidade celebra seu 70º aniversário de fundação e na celebração dos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
(Aldo Shiguti)
CHAPA TRANSIÇÃO
DIRETORIA
Presidente: Roberto Yoshihiro Nishio
1º Vice-Presidente: Valter Takeo Sassaki
2º Vice-Presidente: Oston Itiro Suga Hirano
3º Vice-Presidente: Carlos Harasawa
4º Vice-Presidente: Lídia Reiko Yamashita
5º Vice-Presidente: Massami Uyeda Jr.
6º Vice-Presidente: Carlos Kendi Fukuhara
7º Vice-Presidente: Teruco Araki Kamitsuji
Diretor Secretário Geral: Leonardo Hideki Tahira Inomata
Diretor Tesoureiro Geral: Nagato Hara
DIRIGENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente: Jorge Yamashita
1º Vice-Presidente: Tomio Katsuragawa
2º Vice-Presidente: Eiki Shimabukuro
3º Vice-Presidente: Ricardo Luiz Nishimura
1º Secretário: André Tatsuhiko Korosue
2º Secretário: Alexandre Yamasaki Kawase
3º Secretário: Rumi Kusumoto
CONSELHEIROS EFETIVOS
Rogério Massami Kita
Taqueshi Ishihara
Carlos Hiroshi Fujii
CONSELHEIROS SUPLENTES
Kenji Kiyohara
Lídia Keiko Ogassawara Shimizu
Camilo Ilzo Shimabukuro