ELEIÇÃO NO BUNKYO

 

Eleição no Bunkyo terá chapa única encabeçada por Roberto Nishio

 

O primeiro vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, Roberto Yoshihiro Nishio  registrou na tarde desta quarta-feira (9) – prazo final para as inscrições -, a chapa “Transição” e será o único candidato à sucessão de Renato Ishikawa à presidência da entidade.

De acordo com o cronograma da entidade, a Comissão Eleitoral deve se reunir nesta quinta-feira para homologar a chapa inscrita. A etapa seguinte está marcada para o próximo dia 26, quando acontece a 166ª Reunião do Conselho, onde os 100 conselheiros (mais os conselheiros natos) devem aprovar a chapa com os dirigentes do Conselho Deliberativo, membros da Diretoria Executiva (presidente, 07 vice-presidentes, secretário-geral e tesoureiro geral) e do Conselho Fiscal (veja box).

 

Roberto Nishio (com Jorge Yamashita, do Conselho Deliberativo, e Nagato Hara), registra a chapa Transição

 

Associado do Bunkyo desde 1977, Roberto Nishio tem 82 anos e é natural de Assaí (PR). Apesar de ocupar cargo na Diretoria desde 2009 – a partir da gestão de Kihatiro Kita – ele iniciou sua trajetória na entidade bem mais cedo, em 2003, quando fez parte da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – entidade criada pelo Bunkyo para planejar, organizar, realizar, apoiar e coordenar atividades e eventos comemorativos ao 1º centenário da imigração no Brasil. Depois, em 2006, presidiu o Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social.

Além do Bunkyo, Nishio também acumula passagens por uma série de entidades nipo-brasileiras: Aliança Cultural Brasil-Japão, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Associação Naguisa de Cultura e Beneficência, Associação Nikkei de Golfe do Brasil e Fundação Kunito Miyasaka, onde ocupa o cargo de presidente desde 2013.

Pressão – Ao Brasil Nikkei, Nishio disse que seu nome não era a primeira escolha para suceder o atual presidente. “O nosso objetivo era passar para uma candidatura mais jovem, mas os jovens têm uma série de compromissos e não conseguem se dedicar ao Bunkyo como a presidência exige”, explica Nishio, brincando que foi “pressionado” a aceitar o cargo.

“Mas eu já estava preparado”, afirma ele, acrescentando que o nome da chapa não foi escolhido por acaso: “transição”. “Continuamos com esse objetivo de transferir a presidência para uma pessoa mais jovem”, revela.

Teco- teco – Para Nishio uma eventual comparação com o atual presidente não o preocupa. “O Dr.Renato é um Boing enquanto sou apenas um teco-teco”, brinca. “Além disso, eu tenho uma admiração e respeito muito grande pela pessoa dele e pelo trabalho que desenvolveu aqui no Bunkyo. Ele praticamente se dedicou ao Bunkyo durante seis anos e estendeu os limites de atuação no Bunkyo”, diz Nishio, acrescentando que sua preocupação imediata é quanto a estrutura interna do Bunkyo.

“Nós não temos mais condição de trabalhar como viemos trabalhando antes da gestão do Renato. O volume de captação de recursos aumentou consideravelmente. E não é só gastar esse dinheiro, nós precisamos gastar e prestar contas. E nessa prestação de contas aqui precisamos ter muito senso de responsabilidade, e, principalmente, criar funcionários capacitados para fazer essa prestação”, explica Nishio, lembrando que no dia 24 de abril a Fundação Kunito Miyasaka realizará uma Assembleia Geral quando será definido o nome de Teodoro Sato como seu sucessor.

“Devo continuar na Diretoria da FKM e farei o que for possível para continuar atendendo a comunidade”, tranquiliza Nishio, que assume a presidência do Bunkyo no ano em que a entidade celebra seu 70º aniversário de fundação e na celebração dos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

(Aldo Shiguti)

 

CHAPA TRANSIÇÃO

DIRETORIA

Presidente: Roberto Yoshihiro Nishio

1º Vice-Presidente: Valter Takeo Sassaki

2º Vice-Presidente: Oston Itiro Suga Hirano

3º Vice-Presidente: Carlos Harasawa

4º Vice-Presidente: Lídia Reiko Yamashita

5º Vice-Presidente: Massami Uyeda Jr.

6º Vice-Presidente: Carlos Kendi Fukuhara

7º Vice-Presidente: Teruco Araki Kamitsuji

Diretor Secretário Geral: Leonardo Hideki Tahira Inomata

Diretor Tesoureiro Geral: Nagato Hara

DIRIGENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente: Jorge Yamashita

1º Vice-Presidente: Tomio Katsuragawa

2º Vice-Presidente: Eiki Shimabukuro

3º Vice-Presidente: Ricardo Luiz Nishimura

1º Secretário: André Tatsuhiko Korosue

2º Secretário: Alexandre Yamasaki Kawase

3º Secretário: Rumi Kusumoto

CONSELHEIROS EFETIVOS

Rogério Massami Kita

Taqueshi Ishihara

Carlos Hiroshi Fujii

CONSELHEIROS SUPLENTES

Kenji Kiyohara

Lídia Keiko Ogassawara Shimizu

Camilo Ilzo Shimabukuro

 

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *