PARANÁ
Estado vai apoiar a comunidade nikkei nos 130 anos da relação entre Brasil e Japão
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior recebeu, no dia 17 de março, no Palácio Iguaçu, representantes da comunidade nikkei no Paraná. O encontro teve como objetivo mostrar ao governador o desenho da programação de celebrações dos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, estabelecida pelo Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 1895. O Governo do Estado apoiará os eventos comemorativos, que terá a presença da princesa imperial Kako de Akishino.
Ratinho Junior destacou a importância dos japoneses para a formação do Estado. “Uma alegria receber a Comunidade nikkei e reforçar essa relação do Paraná com o Japão, tanto na área comercial como de amizade. Nós temos a segunda maior colônia de descendentes japoneses do Brasil e agora fortalecendo esse laço com uma série de datas comemorativas”, destacou o governador. “Muitos descendentes de japoneses escolheram o Paraná para criarem seus filhos, a sua família, ajudando o Estado a se desenvolver.”
O presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba), Everson Takayama, ressaltou a forte presença de descendentes de japoneses no Estado. “Faz 130 anos que Brasil e Japão começaram suas relações diplomáticas e abriram caminho à imigração japonesa. Hoje somos a maior população japonesa de descendentes fora do Japão”, comentou. “É sempre importante o apoio das instituições, principalmente do Governo do Estado, pois o Paraná, depois de São Paulo, é a maior colônia japonesa no Brasil.”
Encontro reuniu lideranças nikkeis do Paraná e serviu para apresentar um esboço das comemorações
Presenças – Participaram do encontro o deputado federal Luiz Nishimori; o deputado estadual Jairo Tamura; o vereador de Curitiba Nori Seto; o vice-presidente da Câmara do Comércio Brasil-Japão, Nilson Nishimura; o presidente do Conselho Deliberativo da Nikkei Curitiba, Roberto Yosida, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Rui Hara; e demais representantes da comunidade nikkei.
No Paraná – A visita da princesa Kako ao Paraná deverá ocorrer em junho, com data e roteiro a serem definidos. Em agosto, nos dias 23 e 24, acontecerá o Encontro Jovens Nikkei, em Curitiba, com atividades culturais e esportivas, fomentando a participação de jovens nas atividades da comunidade.
Já em setembro será realizado o Encontro de Mulheres Líderes Nikkeis, em Maringá, no Noroeste. O tradicional matsuri de Curitiba, que celebra a cultura japonesa, também está na programação dos 130 anos de relações bilaterais entre Brasil e Japão.
No Paraná, as primeiras colônias começaram a se estabelecer em Curitiba a partir de 1912 e no Norte e Noroeste do Estado a partir de 1914. O Estado conta com a segunda maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil, estimada em cerca de 276 mil pessoas, atrás apenas de São Paulo, com 1,3 milhão de nikkeis, segundo a Embaixada do Japão no Brasil.
Missão internacional – Em março de 2023, Ratinho Junior liderou uma comitiva ao Japão em busca de parcerias e investimentos. A missão internacional resultou em um investimento de R$ 1,06 bilhão da Sumitomo Rubber, fabricante de pneus, em sua fábrica em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A japonesa Nissin Foods também está investindo R$ 1 bilhão para construção de uma nova planta, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A unidade vai produzir macarrão instantâneo tradicional, em pacote, além da versão em copos. Parte da produção também será destinada para exportação.
Universidades – Dentro desse cenário de cooperação, uma comitiva de pesquisadores e técnicos japoneses visitou, de 17 a 21 de março, as universidades estaduais do Paraná em busca de inovações na área de alimentos e tecnologia. Formada por representantes da Universidade de Tsukuba, da Universidade de Kagawa, do Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrárias do Japão – instituição ligada ao Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do governo japonês – e da Associação Japonesa para Tecno-inovação em Agricultura, Silvicultura e Pesca, a delegação japonesa percorreu os municípios de Toledo, na região Oeste, Maringá, no Noroeste, Londrina, no Norte, Guarapuava, no Centro-Sul, e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Assessoria de Relações Institucionais e Cooperação Internacional, a Fundação Araucária e a Universidade de Tsukuba.