Leia o discurso do Imperador Naruhito no Banquete Imperial, em 25 de março de 2025″, por ocasião da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão:
Gostaria de expressar as minhas mais calorosas boas-vindas ao Excelentíssimo Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, que está visitando o nosso país acompanhado de sua esposa, como convidados de visita de Estado.
Este ano marca o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, que teve início em 1895. Durante esses 130 anos de intercâmbio, as relações entre nossos países se expandiram além da política e da economia, abrangendo também diversas áreas como a cultura e o esporte, tornando-se cada vez mais estreitas nestes últimos anos. O número de visitantes brasileiros ao Japão tem aumentado cada vez mais. Além disso, aproximadamente 210 mil brasileiros vivem atualmente no Japão, fazendo contribuições importantes para a atividade econômica, a vitalização das comunidades locais, e o intercâmbio humano entre os dois países. Todos os anos, festivais brasileiros são realizados em várias partes do Japão. Ouvi dizer que, no Brasil, com a crescente atuação dos jovens Nikkeis, festivais japoneses têm se tornado grandes eventos, desde a região amazônica, no norte, até o sul do país. Através do “Ano do Intercâmbio da Amizade Japão-Brasil” deste ano, espero sinceramente que as relações de amizade entre nossos países se fortaleçam ainda mais.
Olhando para trás, o Brasil foi o primeiro país que visitei oficialmente no exterior em 1982. E lembro-me bem que fui calorosamente recebido pelo então Presidente, João Baptista de Oliveira Figueiredo e pelo povo brasileiro. Naquela ocasião, a imensidão e a diversidade de seu território, assim como a alegria de seu povo, ficaram profundamente marcadas em minha memória.
Em 2008, tive a oportunidade de visitar o Brasil novamente, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil. Naquela ocasião, novamente fui calorosamente recebido por Vossa Excelência o Presidente Lula em Brasília. Dezessete anos depois, é com grande emoção que recebo Vossa Excelência e sua esposa Janja em minha terra como convidados de honra, e realizamos este banquete em sua homenagem.
Durante a minha visita ao Brasil, vi comovido as ferramentas artesanais e os materiais dos primeiros imigrantes japoneses, e senti profundamente as dificuldades que enfrentaram enquanto se esforçavam para se estabelecer. Os imigrantes japoneses e seus descendentes, ou seja, e os Nikkeis, têm sido membros essenciais no desenvolvimento da sociedade brasileira. Nessa circunstância, não podemos nos esquecer da maneira calorosa com que o Governo brasileiro e a sociedade brasileira receberam os imigrantes japoneses. Fico muito feliz em ver representantes da comunidade nipo-brasileira presentes neste banquete, pessoas que contribuíram para o fortalecimento das relações de amizade entre nossos países.
O Japão e o Brasil têm cooperado em diversas áreas ao longo de muitos anos. Na área do desenvolvimento sustentável, agricultores nipo-brasileiros na região norte do Brasil, desenvolveram um sistema de agricultura florestal que combina pimentas, árvores de frutas tropicais e arboricultura. Através do envio de especialistas japoneses e do apoio à instalação de fábricas de processamento de sucos de frutas tropicais, o uso sustentável da terra e a conservação florestal têm sido mantidos até hoje. Ouvi também que, ao longo do processo de desenvolvimento da região do Cerrado, uma vasta área de savana no Brasil, anteriormente conhecida como terra infértil, muitos nipo-brasileiros, com o apoio da JICA se empenharam para transformar essa região em uma área agrícola produtiva. Eu próprio tive a oportunidade de visitar o Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (atual Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Brasília, duas vezes. Estou muito feliz em saber que o Brasil se tornou um grande fornecedor mundial de alimentos, graças à nossa cooperação de muitos anos.
Atualmente, estão acontecendo muitos desastres naturais causados pela influência das mudanças climáticas. Fiquei profundamente triste com a perda de muitas vidas preciosas e muitas pessoas sofrendo devido às inundações causadas pelas chuvas torrenciais no Estado do Rio Grande do Sul no ano passado. Espero sinceramente que a recuperação seja a mais rápida possível. No ano passado, no Japão, também ocorreram muitos desastres naturais, incluindo o Terremoto na Península de Noto e aqueles causados pelas chuvas torrenciais. Espero que o Japão e o Brasil continuem a cooperar e a contribuir para o mundo nas áreas do meio ambiente, das mudanças climáticas e da prevenção de desastres naturais nas quais o Excelentíssimo Senhor Presidente dá muita importância.
Agora, flores de cerejeira começaram a desabrochar em Tóquio e o Japão está se preparando para dar as boas-vindas à bela primavera. Desejo sinceramente que a visita de Vossa Excelência e da Senhora ao meu país seja frutífera e repleta de boas recordações
Gostaria de fazer um brinde e desejo muita saúde ao Excelentíssimo Senhor Presidente e a Senhora Janja e felicidade para o povo brasileiro.