COMUNIDADE

Governo Japonês faz doação para a manutenção do telhado do Pavilhão Japonês

Após 70 anos de sua construção, o Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera, receberá recursos do governo japonês para a sua primeira restauração. No último dia 19 de março, foi realizada a cerimônia de assinatura do contrato de doação do Programa de assistência a projetos comunitários de cultura para o “Projeto de manutenção do telhado do Pavilhão Japonês”.

Contrato foi assinado pelo presidente do Bunkyo e pelo cônsul geral

O contrato, no valor de US$ 72.460,00 (aproximadamente R$ 420.300,00), foi assinado pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu (representando o governo japonês) e o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – responsável pela administração do equipamento -, Renato Ishikawa. O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Claudio Kurita.

Kurita agradeceu o Consulado Geral do Japão em São Paulo, em especial o Departamento Cultural, que passou todas as informações necessárias para o trâmite do processo. “Trata-se de um marco que permitirá revigorar esse espaço tão importante”, disse Kurita, afirmando que as telhas atuais, de amianto, serão substituídas por réplicas d etelhas japonesas. Segundo ele, isso já deveria ter acontecido há mais tempo. “É um marco no ano que comemoramos os 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão”, concluiu. “Com isso a gente termina um ciclo que já estávamos esperando há 70 anos”, disse Kurita, acrescentando que também serão feitas melhorias na parte hidráulica.

Em seu discurso, Renato Ishikawa enalteceu as relações entre os dois países e lembrou que o Pavilhão japonês foi doado pelo governo à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação. Ishikawa explicou que a construção é administrada pelo Bunkyo e destacou que o equipamento é um símbolo para amizade entre os dois países pois costuma receber a visita de autoridades japonesas, incluindo membros da família imperial. Segundo ele, o Pavilhão japonês hoje é conhecido não só pela comunidade como também fora dela.

O cônsul geral do Japão em São Paulo lembrou que, para os japoneses o telhado tem um significado especial e que o alicerce das casas são de extrema importância, mas é indispensável que o telhado seja bem estruturado e forte para manter uma casa duradoura. O cônsul comentou rindo que, quando o novo telhado ficar pronto, deve haver uma comemoração à altura.

Pavilhão japonês – Monumento símbolo de amizade e intercâmbio entre japoneses e brasileiros, construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, o Pavilhão Japonês foi doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação (naquela época estava sendo inaugurado o Parque Ibirapuera, marco do IV Centenário).

Desde 1955, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) tem sido responsável pela administração, manutenção e promoção de eventos no local e, para preservar suas características, as restaurações no Pavilhão têm sido cuidadosamente executadas.

Cerimônia contou com a presença de diretores do Bunkyo

Seu jardim exibe alguns marcos destas visitas, como a homenagem da Cidade de São Paulo à comunidade nipo-brasileira em 18 de junho de 1978, por ocasião da visita do casal de príncipes herdeiros Michiko e Akihito. Recentemente, o ipê branco que foi plantado pelos príncipes Akishino e Kiko, que visitaram o Brasil pela comemoração dos 120 anos do tratado de amizade entre os dois países.
A principal característica do Pavilhão Japonês é o emprego dos materiais (madeiras, pedras vulcânicas do jardim, lama de Kyoto que dá textura às paredes, entre outros) e técnicas tradicionais japonesas de construção em madeira utilizando ensambladuras, tendo como referência o Palácio Katsura, antiga residência de verão do Imperador em Kyoto.

Visitado pela maioria das autoridades japonesas que vieram ao Brasil, o Pavilhão Japonês é um monumento que simboliza o sentimento de gratidão do Japão ao povo brasileiro pela acolhida aos imigrantes japoneses.

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *