HOMENAGEM

 

Os 80 anos de uma grande nissei

 

Marcelle Serrão Faria*

 

Conheci a Sra. Teruko Okagawa Monteiro em 1986, no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.  Aquela jovem senhora me chamava a atenção com o seu sorriso que ilumina todo o ambiente. E acho que ela é uma predestinada porque soube que o kanji “Teru” do seu nome, significa “a que brilha; a que ilumina”.

Como o passar do tempo fomos nos conhecendo mais e nos tornando amigas e lá se vão quase 40 anos.  Essa paulista de Marília licenciou-se em Desenho pela Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado e lecionou em faculdades paulistas antes de se radicar no Rio de Janeiro em 1975. Casou-se com o mineiro José Teixeira Monteiro, advogado de empresas, com quem teve 4 filhos.

Sempre admirei a sua energia para fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Teruko com o então cônsul geral do Japão no Rio, Ken Hashiba

 

Há mais de 3 décadas ela criou o Documento/Monumento – D/M, vertente das Artes Plásticas em que participantes somam suas assinaturas a elementos históricos e estéticos em comemoração grandiosa, resultando como testemunho e memória para a posteridade. Essas obras existem em Kumon Toru Institute of Education/Osaka, 1994; MHIJB 1998/São Paulo. No Rio de Janeiro em 2002, Museu Histórico Nacional, Fundação Biblioteca Nacional e Museu do Bonde; em 2008 MHIJ Rio; em 2015 Galeria da SARCA, entre outros acervos.

Desde 1989 ela é membro do Rio Bikoo-Kai, grupo de artistas plásticos japoneses do Rio de Janeiro, do qual foi presidente em 2011 e atualmente é diretora de Comunicação. Na 32ª Rio Bikoo-ten, de 19 a 28.3.2025, irá expor os “D/M 50 Anos de Fundação da Associação Nikkei do Rio de Janeiro”, e “D/M Despedida do Cônsul-Geral Ken Hashiba”.

Eu a vi recebendo o “Prêmio Lions Clube/Comunicação 2016” e em 2022 eu também estive presente quando ela foi homenageada com o “Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão” concedido pelo então cônsul Ken Hashiba, que agradeceu em seu nome e em nome de todos os seus antecessores pela sua grande dedicação ao longo de tantos anos, contribuindo com o Consulado na divulgação dos eventos.   Na ocasião o cônsul Hashiba destacou que com todo o seu entusiasmo e dedicação a Teruko san é daquelas pessoas que  realmente fazem a diferença no relacionamento da amizade entre o Brasil e o Japão.

A Teruko san também participa dos eventos da SARCA – Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências, cujo presidente é Roberto Cury,  realizador dos Aniversários da Cidade Maravilhosa, do Trem do Corcovado, entre outros.  No dia 1° deste mês ela esteve nos “460 Anos da Cidade Maravilhosa”, comemorados no alto do Corcovado com missa de Ação de Graças pelo cardeal Dom Orani João Tempesta e pelo padre Omar Raposo, com a presença do prefeito Eduardo Paes e apresentação da Banda da SARCA.

Quando a vêem tão disposta e sorridente, registrando os eventos cariocas e nikkeis, as pessoas se espantam ao saber que ela já tem 80 anos, completados no último dia 4 de março.

Aqui vai o meu brinde à saúde da Teruko san, desejando que ela continue sempre com esse sorriso e com toda essa energia!

 

*Marcelle Serrão Faria trabalha no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro desde 1985.

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *