Eleição para o Conselho Deliberativo tem 76 candidatos para 75 vagas
No dia 26 de abril, os conselheiros do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – vão escolher o sucessor de Renato Ishikawa à presidência da entidade. O próximo presidente terá a missão de conduzir o Bunkyo na gestão 2025/2027. O período inclui os preparativos para os 70 anos da entidade e a celebração dos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. A principal dificuldade que se apresenta, no entanto, será dar continuidade ao legado construído por Ishikawa, que encerra seu ciclo após três mandatos.
“Mais do que trazer jovens para a diretoria e incrementar as relações – tanto pessoais quanto institucionais – Renato Ishikawa conseguiu implementar uma mentalidade empresarial no Bunkyo. Acredito que essa é uma de suas principais conquistas”, explica o presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita, acrescentando que o próximo presidente deve “aproveitar o bom momento” que atravessa o Bunkyo para divulgar com mais clareza as ações da própria entidade.
Da esquerda para a direita Jorge Yamashita (presidente do Conselho Deliberativo) e Kihatiro Kita (presidente da Comissão Eleitoral)
Para isso, o primeiro passo já está marcado. No próximo dia 22 acontece a 60ª Assembleia Geral Ordinária, quando serão escolhidos 50 conselheiros efetivos e 25 suplentes – o Conselho Deliberativo é constituído de 100 membros efetivos com mandato de 4 anos, sendo que a cada dois anos realiza-se a eleição para renovação da metade dos membros efetivos.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Kihatiro Kita, as cédulas de votação com todos os candidatos para o Conselho Deliberativo da entidade foram enviadas para os associados no dia 26 de fevereiro. De acordo com Kita, são 76 candidatos para 75 vagas (50 conselheiros efetivos mais 25 suplentes). As cédulas, com os votos assinalados, devem ser chegar à Secretaria do Bunkyo até o dia 21 de março.
Kita explica que, quem preferir, poderá entregar a correspondência pessoalmente na Secretaria do Bunkyo ou ainda, no 22 de março, antes do início dos trabalhos da Assembleia Geral Ordinária.
Os 50 novos conselheiros, mais os 50 membros efetivos com mandatos até 2027 – além dos oito conselheiros natos (ex-presidentes do Conselhos e ex-presidentes) se reúnem no dia 26 de abril para escolherem os dirigentes do Conselho Deliberativo, os Dirigentes da Diretoria e o Conselho Fiscal.
(Aldo Shiguti)