Tadayoshi Hanada (com o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu) Vou me dedicar ainda mais
HOMENAGEM
Presidente de honra do Nipo de Campinas, Hanada é condecorado pelo governo japonês
O presidente de honra do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada, foi homenageado pelo governo japonês com a Comenda de Outono do 6º Ano da Era Reiwa com o grau da Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata. A honraria é concedida em nome do imperador do Japão às pessoas que tenham contribuído com serviços notáveis em diferentes áreas, na promoção da cultura japonesa e no fortalecimento da relação entre Brasil e Japão.
A cerimônia oficial de entrega do certificado e da medalha foi realizada no dia 26 de fevereiro, na residência oficial do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e contou com a presença da consulesa, Junko Shimizu e do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, Renato Ishikawa; do presidente da Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Paulo Saita; do presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil -, José Taniguti e do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Eduardo Yoshida, além do vereador de Campinas, Luis Yabiku, familiares e amigos.
Cônsul geral Toru Shimizu destacou os méritos do homenageado
Em sua saudação, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu destacou os principais fatos meritórios do homenageado. “Ao longo de mais de 30 anos, o Sr. Hanada tem-se dedicado em prol da comunidade nipo-brasileira de Campinas e da região Centro-Oeste paulista. Presidiu o Instituto Cultural Nipo-Brasileiro por 14 anos e, durante esse período, empenhou-se na promoção e preservação da cultura japonesa. A cidade de Campinas mantém, desde 1982, um tratado de irmandade com a cidade de Gifu, no Japão. O Sr. Hanada tem desempenhado um papel fundamental para esse intercâmbio humano e cultural, acompanhando reuniões entre as prefeituras das duas cidades, apoiando atividades culturais e o fortalecimento contínuo os laços entre as duas cidades”, explicou o cônsul.
Pioneirismo – E Toru Shimizu prosseguiu: “Em 2018, por ocasião das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, Hanada trabalhou em conjunto com a Prefeitura de Campinas na viabilização do encontro do então prefeito do município com Sua Alteza Imperial, a Princesa Mako, no Aeroporto de Viracopos, durante sua conexão do voo. Encontro este que contribuiu significativamente para o sucesso da visita oficial de Sua Alteza Imperial”, disse o cônsul, acrescentando que o ex-presidente do Nipo de Campinas foi também o pioneiro na realização do Festival do Japão de Campinas, sendo o primeiro presidente de sua Comissão Organizadora.
Tadayoshi Hanada, atual presidente de honbra do Nipo
“Sob sua liderança, o evento cresceu de forma expressiva ao longo dos anos, conquistando o reconhecimento como evento oficial do município. À frente da Federação das Associações Nikkeis da Região Centro-Oeste, do Estado de São promoveu a troca de experiências entre as associações para organização de festivais em outras cidades e manteve o engajamento das entidades mesmo diante das restrições impostas pela pandemia. Sua presença frequente nas cerimônias de aberturas de festivais japoneses em cidades próximas demostra seu comprometimento em encorajar os organizadores e fortalecer a amizade entre grupos nipo-brasileiros”, frisou o cônsul, afirmando que “a cultura e as tradições japonesas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros refletindo a notável riqueza multicultural do país”.
“Estou certo de que o esforço e a dedicação de líderes como o senhor Hanada tem sido essenciais para esta difusão não apenas em Campinas e região, mas em todo o Brasil”, comentou Toru Shimizu,que concluiu sua fala explicando que a ideia era celebrar “o reconhecimento de uma trajetória marcada pelo compromisso e pela paixão e a incansável dedicação do senhor Hanada”. “Este propósito o torna imensamente merecedor desta homenagem e condecoração”, garantiu o cônsul.
O homenageado e Cecília Shirassawa ladeados pelo cônsul e pela consulesa e cercado por amigos e familiares
Trajetória – Com um misto de alegria, felicidade e, principalmente, emoção, Tadayoshi Hanada iniciou seu discurso de agradecimento lembrado sua trajetória. Nasceu na Fazenda Terceira Aliança, em Mirandópolis, Noroeste do estado de São Paulo. Morou muito tempo em Lavínia e retornou para Mirandópolis em 1964, onde se formou como Técnico em Contabilidade. Em 1965, foi para Santos trabalhar e estudar. Lá também nasceram seus filhos.
Em Santos, concluiu a Faculdade de Ciências Contábeis e em 1988, foi transferido para Campinas. “Era para ficar alguns meses, mas acabei ficando até hoje e estou muito contente com a minha decisão”, disse Hanada, acrescentando que sua rotina, tanto em Santos como em Campinas, “era sair de casa para o trabalho em vice e versa”.
Hanada e Cecília com o cônsul, consulesa e líderes da comunidade
Mudança – “Em 1991, fui conhecer o Nipo de Campinas através de um amigo diretor. Em março de 1992, fui eleito para ser um dos vice-presidentes e daí para frente a minha vida mudou completamente, quando comecei a dedicar aos interesses do Nipo Campinas. E alternando com outros presidentes, estou há 33 anos ligado à cultura japonesa. Participei ativamente de atividades culturais, como o Festival do Japão e concursos de karaokê”, comentou Hanada, lembrando que, juntamente com a diretoria, foi possível idealizar e realizar o Festival do Japão de Campinas em 2005, evento que, devido à sua dimensão, foi reconhecido como evento oficial pelo município. “Tive a oportunidade de contribuir para a promoção do intercâmbio entre as cidades irmãs Gifu e Campinas e participei ativamente para a criação da Federação das Entidades de Nikkeis da Região Centro-Oeste de São Paulo”, explicou Hanada, que citou a visita da Princesa Mako um momento inesquecível, “mesmo o encontro sendo realizado no aeroporto de Viracopos”.
Vereador de Campinas, Luis Yabiku enalteceu o homenageado
Emoção – Por fim, Tadayoshi Hanada disse que a honraria tinha um “peso inestimável e um valor incalculável”, e dividiu a conquista com diretores, funcionários e associados do Nipo de Campinas e, em especial, com sua primeira esposa, Masako Maeda Hanada. Falecida há 13 anos, Masako – que foi representada na cerimônia pelo irmão Pedro e sua esposa, Sílvia – acompanhou Hanada por mais de 40 anos e juntos tiveram quatro filhos. “Onde quer que esteja, Masako, dedico a você parte dessa honraria”, disse Hanada, emocionado.
Ainda bastante emocionado Hanada dedicou parte da honraria aos pais, Eiichi e Mitsuko Hanada – representados pelo seu irmão, Kazuo Hanada e sua esposa, Toshiko Hanada. Também dedicou parte da homenagem aos filhos – Renata Maria, Michael Pedro e Fabiana Mary – e finalizou sua fala agradecendo sua atual esposa, Cecília Mayumi Shirassawa – “que está sempre ao meu lado, seja nos momentos alegres ou de tristeza, sempre preocupada com minha saúde e bem-estar” e estendeu os agradecimentos aos enteados, Natália e André.
Tadayoshi Hanada, Renato Ishikawa e cônsul geral Toru Shimizu
Embaixador da cultura – Vereador de Campinas e amigo pessoal do homenageado, Luis Yabiku também se pronunciou. Segundo ele, Tadayoshi Hanada – a quem se referiu como “verdadeiro embaixador da cultura japonesa” – “é merecedor da mais importante das honrarias concedidas pelo imperador de Japão, imperador Naruhito”. “Esta é uma das mais prestigiadas condecorações que o governo japonês pode outorgar, um testemunho do impacto e da relevância da sua obra. A comenda, outorgada pela família imperial, é um reconhecimento singular de serviços extraordinários prestados à nossa sociedade. O Sr. Hanada não apenas merece essa distinção, mas, ao recebê-la, junta-se a um seleto grupo de indivíduos que personificam os ideais de excelência e compromisso cívico”, disse Yabiku, afirmando que “este título transcende o mero simbolismo”.
“É a representação tangível de anos de dedicação incessante, trabalho árduo e uma paixão inabalável pela cultura nipo-brasileira. É, acima de tudo, um profundo compromisso com o fortalecimento dos laços fraternos que unem o Brasil e o Japão, duas nações ricas em história e tradição. Ao longo de sua notável trajetória, o Sr. Hanada personificou um espírito de serviço e uma devoção inabalável à nossa comunidade. Como líder influente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, o Sr. Hanada contribuiu de forma significativa para a revitalização da comunidade nipo-brasileira em toda a região”, frisou o vereador, que expressou sua mais profunda e sincera gratidão em nome da Câmara Municipal de Campinas e “de todos os cidadãos que ela representa”.
Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa comandou o brinde.
(Aldo Shiguti)