Lucia Pestana, presidente da Associação Matsuda Iminkan de Macaé e apresentador Walter Yoshida.

 

RIO DE JANEIRO

 

Entidades nikkeis do RJ celebram o Shinnenkai

 

Em 19 de janeiro, a comunidade nikkei do Rio de Janeiro festejou o Shinnenkai (Confraternização do Ano Novo) 2025 no Clube CEPE – Clube dos Empregados da Petrobrás, em Macaé (RJ). Realizado pelas quatro entidades nikkeis do Estado – Renmei -Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Instituto Cultural Brasil-Japão, com apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro – os convidados foram recepcionados por Lucia da Silva Pestana, presidente da Associação Matsuda Iminkan de Macaé, e Sensei Shiro Matsuda, presidente honorário, organizadores do evento.

Fizeram suas saudações após os hinos nacionais do Brasil e do Japão, convidados pelo mestre de cerimônia Walter Yoshida, o vice-presidente da Renmei, Koji Fukasawa, presidente da Renmei, e o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe.

Rio Nikkei Taiko transmitiu boas energias

 

Conduzidos por Sensei Matsuda, fizeram o tradicional Kagami biraki (quebra de tampa de barril de saquê): o cônsul-geral Takashi Manabe, o presidente da Renmei Koji Fukasawa assim como Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei; da mesma forma César Maillet, secretário de esportes da cidade de Macaé, representando o prefeito da cidade; Hamilton Tavares Nery, representante da MODEC, e José Mazucato Junior, representante da Petrobrás.

Takubunji Nakamura, vice-presidente do ICBJ, conclamou os brindes ao Ano Novo.

Sensei Shiro Matsuda conduziu o Kagamibiraki.

 

Mais uma vez os tambores do Rio Nikkei Taiko transmitiram boas energias e o coordenador do grupo, Mário Kimio Matsumoto, conduziu animado Karaokê durante o almoço.

As associações de Niterói, Rio de Janeiro, Tinguá, Teresópolis, Santa Cruz/Itaguaí, Nova Friburgo, Papucaia, contribuíram com pratos típicos da culinária japonesa.

Saudações do cônsul-geral do Japão Takashi Manabe.

 

Lucia Pestana, de Macaé, contou que esse Shinnenkai foi o primeiro evento do RJ a usar a logo oficial da celebração aos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

(Texto de Teruko Okagawa Monteiro e fotos de Ana Paula Ribeiro e Julia Kitada)

 

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *