Presidente da Enkyo, Paulo Saita comandou o tradicional Kanpai do Shinnenkai das entidades nipo-brasileiras

 

SHINNENKAI

Entidades nikkeis e Consulado Geral do Japão em SP celebram Ano Novo

Cerca de 120 pessoas participaram, no dia 25 de janeiro, no salão nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, no bairro da Liberdade, em São Paulo, da Cerimônia de Ano Novo (Shinnenkai) organizada pelas cinco principais entidades nikkeis, o chamado “Godantai”, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

O evento contou com a presença dos presidentes das entidades correalizadoras – Renato Ishikawa (Bunkyo); Paulo Saita (Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo); José Taniguti (Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil); Yuki Kodera (Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil) e Eduardo Yoshida (Aliança Cultural Brasil-Japão) – além da cônsul geral Adjunta do Japão, Chiho Komuro (representando o cônsul geral, Toru Shimizu).

Abrilhantada pelo Coral do Bunkyo, com regência do maestro Teruo Yoshida e participação especial do pianista Israel Mascarenhas, a cerimônia teve como apresentadora Erika Tomioka.
Oito valores – Representando as entidades, Renato Ishikawa lembrou que, desde a chegada dos 781 pioneiros japoneses a bordo do navio Kasato Maru, 18 de junho de 1908, “decorridos pouco mais de 116 anos, hoje, a comunidade nipo-brasileira conta com uma população de 2,7 milhões nikkeis, constituindo um segmento importante da sociedade brasileira, admirado e respeitado pelos oito tributos que os jovens nikkeis do Bunkyo identificaram como sendo nossa identidade que são: coletividade, integridade, perseverança, respeito, aprendizado, gentileza, responsabilidade e gratidão”.

Renato Ishikawa explicou que, em contrapartida, a comunidade brasileira no Japão comemora oficialmente este ano 35 anos de história de sua imigração ao Japão. E lembrou que, no dia 17 de dezembro deste ano, o Bunkyo estará comemorando os seus 70 anos de fundação, o seu Jubileu de Platina. “É um marco histórico que merece ser intensamente comemorado, pois todos que vivemos o dia a dia na atividade do Bunkyo, sabemos que boa parte destes 70 anos não foram navegados em águas de um tranquilas e serenas”.

“Muitas foram dificuldades enfrentadas e superadas por sacrifício e grande dose de perseverança. Razão deste nosso reconhecimento em homenagem a todos os senhores diretores e conselheiros que desde 17 de dezembro de 1955 dirigiram e conduziram o Bunkyo por seguras rotas de sobrevivência e do desenvolvimento”, disse Renato Ishikawa, acrescentando ainda que, para o Brasil este ano deverá ser de grande desafio principalmente na área econômica.

Efeito Trump – “Talvez também podemos acrescentar que o novo governo do Estados Unidos terá um certamente reflexo aqui na economia brasileira. As entidades de comunidade nipo-brasileiras também deverão estar atentas à conjuntura econômica para a realização de seus eventos, principalmente nas atividades de captação de recursos, pois os patrocínios deverão estar mais escassos e seletivos priorizando projetos de melhor preparo. Será, portanto, importante que continuemos unidos, compartilhando esforços, apoiando uns ou outros mutualmente, para que todas as nossas
entidades consigam cumprir suas metas, projetos estabelecidos para o corrente ano 2025”, afirmou.

A cônsul adjunta Chiho Komuro ressaltou a parceria do Consulado com a comunidade nikkei e destacou a calorosa recepção à vice-ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Akiko Ikuina.

Ela destacou também que este ano acontecem a Expo Universal Osaka Kansai 2025, entre abril e outubro, e a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em novembro, em Belém (PA).

Coube ao presidente da Kenren, José Taniguti, comandar o “Banzai”, e ao presidente da Enkyo, Paulo Saita, conduzir o “Kanpai”.

(Aldo Shiguti)

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *