CULTURA
Jaguariúna quer incluir Mostra Japão no Calendário de Eventos do Município
Realizado nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, no Espaço Boulevard, a Mostra Japão pode entrar para o Calendário de Eventos do Município de Jaguariúna (SP). Pelo menos no que depender do prefeito Davi Neto, que propôs a inclusão do tradicional Festival Japonês como parte da programação anual da cidade. A ideia, segundo o chefe do executivo, é fazer com que a Mostra Japão se perpetue no município. A declaração foi dada no dia 18 de janeiro, durante a cerimônia de abertura do evento, que contou ainda com a presença de secretários municipais, entre eles o de Cultura, Celso Lauro, e da Saúde, Maria da Conceição de Oliveira Camilo; da diretora de Cultura, Carol Magazoni; do vereador Jorge Luiz de Souza; além do presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi; representantes de cidades vizinhas e patrocinadores.
Público vibrou com o Concurso Cosplay que elegeu os melhores cosplayers
Ao jornal Brasil Nikkei, Davi Neto disse que a Mostra Japão é uma festa “maravilhosa”. “Aqui se faz presente a comunidade japonesa, uma comunidade tão querida por todos nós e que enriquece o nosso município. Temos uma paixão enorme e um carinho muito grande pela comunidade japonesa e a Mostra Japão é um evento que engrandece a cultura do Brasil cada vez mais”, disse o prefeito, afirmando que “a população gosta demais de eventos como esse”.
Isa Toyota, Paula Hirama e Vilma Okamoto do Grupo Todos Nós
“São dois festivais japoneses por ano em Jaguariúna [a próxima Mostra Japão em Jaguariúna será de 4 a 6 de julho] e iremos colocar no Calendário Oficial do Município para que isso se perpetue e continue nos próximos anos”, disse o prefeito, explicando que, além da gastronomia e da cultura, a Mostra Japão agrega também “valores do povo japonês”, como a disciplina e a resiliência.
“Nós sentimos a energia das pessoas, a vontade de poder fazer, de mostrar o conhecimento de uma gastronomia riquíssima, fora a cultura que é encantadora”, concluiu Davi Neto, que em seu discurso agradeceu o Legislativo.
Sergio Tanigawa encantou o público com seu repertório eclético
Para o secretário de Cultura Celso Lauro, a Mostra Japão “só vem a agregar à cultura do nosso município”. “Acredito que não só Jaguariúna como o estado de São Paulo e o Brasil têm muito que aprender com a cultura japonesa. Nós brasileiros temos muito o que aprender não só com a cultura japonesa mas com a própria valorização da história que o Japão faz. É uma nação que valoriza demais sua história, seus antepassados e seus costumes. Acho que isso está cada vez mais está presente aqui na nossa cidade através da nossa valorização histórica, das nossas raízes de Jaguariúna. Então acredito que não só pela parte da gastronomia e da arte japonesa no geral, mas também pelos valores japoneses que vem trazer muito enriquecimento para o nosso município, para o turismo e para o nosso turista também”, destacou o secretário.
Tadayoshi Hanada com o prefeito de Jaguariúna
Em 28 edições, foi a terceira Mostra Japão em Jaguariúna. Nos três dias, o público teve oportunidade de conferir um rico panorama da cultura japonesa através da culinária, cultura e diversas atividades. A programação contou com apresentações de tambores japoneses (taikô), cantores renomados da comunidade japonesa – como Joe Hirata, Sergio Tanigawa, Isadora Kataoka, Rafael Yassunaga, o casal Fábia e Norton Miyasake e o Grupo Todos Nós.
Isadora Kataoka
Cosplay – Destaque também para o Concurso Cosplay, que aconteceu domingo com a participação de cerca de 30 candidatos.
No final, os jurados escolheram Bia Werneck, intérprete de Genevive Barbie e as 12 princesas bailarinas como a campeã. A segunda colocação ficou com Dark Sparrow com o personagem Jack Sparrow, de Piratas do Caribe, e em terceiro lugar Manguinha e sua Lucy de Cyberpunk.
A próxima Mostra Japão já tem data marcada. Anote aí, será de 7 a 9 de julho, em Santa Bárbara D’Oeste.
(Aldo Shiguti)