No tradicional Shinnenkai realizado nesta quarta-feira (15) na residência oficial da Embaixada do Japão, em Brasília, o embaixador Teiji Hayashi deu início ao novo ano e, também, às celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. O pontapé inicial foi dado com o lançamento do logotipo alusivo ao Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão
A ocasião solene foi marcada pelo kagami-wari, cerimônia de quebra do barril de saquê, simbolizando boa sorte e prosperidade. Dentre os 270 ilustres convidados presentes, estavam presentes personalidades como o embaixador Rafael Lopez Menezes de Azevedo, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o ministro Paulo Elias Martins de Moraes, do Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico do Itamaraty, e Reiko Kawamura, representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Teiji Hayashi destacou em seu discurso a relevância da relação estratégica entre Brasil e Japão, ressaltando os valores e princípios compartilhados pelas duas nações. Ele reforçou a importância de engajar jovens e mulheres nas comemorações de 2025, com o objetivo de fomentar uma nova geração de líderes nas relações bilaterais. A programação do Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão promete uma série de eventos culturais, econômicos e sociais que irão reforçar os laços históricos entre os dois países e inspirar novas colaborações para o futuro.