51º Moti Tsuki Matsuri distribuirá 30 mil bolinhos de arroz na Praça da Liberdade
A Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade realiza no último dia do ano, 31 de dezembro, na Praça da Liberdade-África-Japão, o tradicional Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade – evento que encerra o ano no bairro da Liberdade. Em sua 51ª edição, o Festival distribuirá gratuita de 30 mil bolinhos – sendo 15 mil saquinhos com dois bolinhos cada um nas cores branca (simbolizando a paz) e vermelha (simbolizando a felicidade).
Público poderá acompanhar demonstração de da produção de moti
Segundo o vice-presidente da Acal, Danilo Fuijita, o Moti Tsuki Matsuri tem como propósito expressar gratidão aos deuses por todas as dádivas do ano que se encerra e desejar saúde, paz e harmonia para o ano que se inicia. “Como costumava dizer nosso saudoso Hirofumi Ikesaki, o evento tem ainda o intuito de agradecer a todos que visitaram o bairro durante o ano, impulsionando o comércio local”, conta Fujita, lembrando que, para os japoneses, o moti simboliza harmonia e união.
O bolinho moti é feito de arroz especial, o motigome que, na sua origem é simples grão de arroz. “Mas, cozido, socado, amassado e unidos, formam uma massa consistente que, por mais que alguém queira separá-los, não conseguirá. Assim é nossa vida, unidos formamos uma massa consistente e com certeza, venceremos”, conta Fujita, acrescentando que, “consumido no primeiro dia do ano, traz vida longa”.
Demonstração – O diretor de Eventos Sociais da Acal, Massayoshi Furuno destaca que a abertura está marcada para as 10 horas. No entanto, a distribuição dos bolinhos será feita a partir das 9 horas. “Quem puder, é bom chegar mais cedo pois a distribuição é feita por ordem de chegada e a fila costuma ser longa”, lembra Furuno, acrescentando que, a partir das 10h30, o ministro Kazuo Osaka celebrará uma Cerimônia Xintoísta onde o público será convidado a passar num arco – o Tchinowa Kuguri – para “retirar as impurezas e a má sorte”.
Evento conta, todos os anos, com a imprescindível participação de voluntários
O público que estiver na praça também terá oportunidade de acompanhar uma demonstração da produção de motis de forma tradicional (arroz de moti socado em pilão de pedra até formar uma massa uniforme e consistente, que é manuseada por formando o tradicional bolinho da prosperidade).
Kadomatsu – Para quem quiser levar uma lembrancinha para casa, no dia será vendido o kadomatsu, uma decoração japonesa de Ano Novo formada por três hastes de bambu com diferentes comprimentos cortados diagonalmente.
O enfeite, conhecido também como “Portão dos Pinheiros”, é colocado na entrada das casas ou estabelecimentos comerciais, aos pares – representando o masculino e o feminino – alguns dias após o Natal (por volta do dia 28 de dezembro) ou na virada do dia primeiro de janeiro. No Moti Tsuki Matsuri o Kadomatsu será vendido por R$ 80,00.
Kadomatsu – Tradicional enfeite japonês será vendido no Moti Tsuki Matsuri
Após as atividades na praça, as autoridades e convidados seguem a pé até a sede da Acal, na Avenida Liberdade, 365, onde participarão de outra cerimônia, incluindo o tradicional ritual do Kagami Wari e Kanpai.
No local também serão o Ozooni, espécie de sopa de Moti que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o “Ano Novo”.
Apoio – Evento que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, o 51º Moti Tsuki Matsuri é uma realização da Acal e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo; CET (Companhia de Engenharia de Tráfego); Polícia Militar; GCM; São Paulo Turismo; Câmara Municipal de São Paulo; Fundação Kunito Miyasaka (patrocinadora máster); Consulado Geral do Japão em São Paulo; Templo Xintoísta do Brasil; Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -; Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren).
(Aldo Shiguti)
SERVIÇO
51° Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade
Onde: Praça da Liberdade-África-Japão
Dia 31 de dezembro de 2024 (terça-feira)
Horários:
9H – distribuição de 15 mil saquinhos com bolinhos de arroz japonês – Moti
10H – Abertura Oficial com Cerimônia Xintoísta
10H30 – Moti Tsuki – demonstração de motigome e confecção de bolinhos
Grátis