O Jornal Brasil Nikkei publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô (1644-1694). O haicai caracteriza-se por descrever, de forma breve e objetiva, aspectos da natureza (inclusive a humana) ligados à passagem das estações. Hoje, no mundo inteiro, pessoas de todas as idades e formações escrevem haicais em suas línguas, atestando a universalidade dessa forma de expressão.
A seleção é feita pelos haicaístas Edson Iura e Francisco Handa.
Escreva até três haicais de cada tema sugerido (o tema deverá constar do haicai), identificando-os com seu nome (mesmo quando preferir usar pseudônimo) e endereço. Cada pessoa pode participar com apenas uma identidade.
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail ashiguti@uol.com.br, com o assunto: “Haicai Brasileiro”.
TEMAS DE DEZEMBRO
Alamanda – Aranha – Presépio
presépio montado
assim manda a tradição –
menino Jesus
Aldrin Marcelo Félix
Ribeirão Preto, SP
o sol se levanta
alamandas amarelas
por toda a cerca
Carlos Viegas
Brasília, DF
no meio da poeira
inseto preso na teia
almoço da aranha
Clênio F. Salviano
Montreal, Canadá
Toda amarelinha
a sacada da velha casa –
Flores de alamanda.
Cristiane Cardoso
São Paulo, SP
Casa abandonada –
A cortina de teia de aranha
na porta de entrada
Fernando Bunga
Uíge, Angola
De um dia para o outro –
A enorme teia da aranha
bloqueia o caminho
George Goldberg
Londres, Inglaterra
Por detrás das grades
as alamandas florescem.
Adentro o portão.
Jigen Oliver
São Paulo, SP
o filho se foi…
o pai e a mãe outra vez
montam seu presépio
José Marins
Curitiba, PR
O cachorro deita
aos pés de Jesus.
Mais um no presépio.
Lizziane Negromonte Azevedo
João Pessoa, PB
Presépio iluminado
Alegria das crianças
Harmonia entre os homens.
Luiz Francisco Bosquiero
Santa Bárbara D’Oeste, SP
porque o bebê
está dormindo na palha?
pequeno presépio
Luiz Renato de Oliveira Périco
São Paulo, SP
Presépio vivo
crianças representam
Menino Jesus
Mário Azevedo Alexandre
São Vicente, SP
A teia de aranha
entre galhos da planta.
Trabalho perfeito…
Marli Tristão
São Paulo, SP
A filha ajuda
na montagem do presépio.
Barbie bailarina.
Matsuki Pichorim
S. José dos Pinhais, PR
velho campanário –
escorrem até o chão
flores de alamanda
Regina Alonso
Santos, SP
Caça de aranhas
para enviar pro Butantã –
Tempo de guri.
Reneu Berni
Goiânia, GO
Presépio na praça
O mendigo adormece
aos pés de Jesus
Taís Curi
Santos, SP
rede na árvore
aranha imóvel espreita –
na boca da noite
Vilmar Donizetti Pereira
Presidente Olegário, MG
Temas de janeiro (postar até 10 de dezembro)
Gardênia – Cigarra – Agenda Velha
Temas de fevereiro (postar até 10 de janeiro)
Pororoca – Arco-íris – Formatura
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Haicai Brasileiro
Francisco Handa
Tempo para compor (12)
O haicaísta é um leitor acima de tudo. Assim, ele se põe a ler a produção dos colegas que comungam do mesmo procedimento. Isso é possível em grupos de haicaístas como os grêmios, mas também através de versões digitais, de jornais e revistas literárias. Os concursos de haicai também incentivam a criação e a triagem por veteranos e críticos técnicos do gênero. Isso coloca o haicai como composição popular, de fácil acesso, mas que exige treino constante e sobretudo dedicação. Ler o que compõem os outros, ainda na qualidade de selecionador, contribui para criar um
dialogismo entre as partes. Sempre haverá de se aprender mais, seja na apreciação, seja na composição.
O próprio haicaísta, quando compõe, está formando um universo em que a leitura ocorre no momento em que as sensações são traduzidas em emoção e linguagem. A leitura é, neste momento, a maneira como o haicaísta interage com o mundo. No meu prédio, o latido do cão pelos corredores é de uma forma quando acontece no inverno, diferente na primavera ou verão. Isso é o haicai.