Realizado nos dias 7 e 8 de dezembro no Bairro da Liberdade, o 54º Toyo Matsuri – Festival Oriental confirmou, mais uma vez, porque é considerado um dos principais eventos de cultura japonesa a céu aberto do país. O evento, que ocupou a Praça da Liberdade-África-Japão e as ruas Galvão Bueno, Estudantes e Viaduto Cidade de Osaka – além de trecho da Avenida Liberdade – atraiu milhares de pessoas para a região, considerada um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo.

Nos dois dias, o Toyo Matsuri proporcionou aos visitantes uma verdadeira imersão na cultura japonesa com apresentações de taikô (tambores japoneses), danças típicas, artes marciais e shows artísticos, além de cantores e grupos musicais.

No sábado, um dos pontos altos da programação foi a Cerimônia Xintoísta celebrada pelo ministro Kazuo Osaka, do Templo Nambei Jingu, próximo ao torii (portal japonês). De lá, “escoltados” pela Parada Taiko e pelo Grupo Nagasaki Jya Odori – único no Brasil a preservar a dança do dragão japonês de Nagasaki – as autoridades seguiram a pé até o palco montado na praça para a abertura oficial.

Estiveram presentes o presidente da Acal, Pedro Yano; o cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo; o vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Roberto Nishio; o presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – José Taniguti; o vereador George Hato; Henrique Bekse e João Tibério, representantes da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, além de assessores parlamentares dos vereadores Rodrigo Hayashi Goulart e Aurélio Nomura, e representantes de associações nikkeis. Assessores e a mãe do vereador eleito, Márcio Kenji Ito também estiveram presentes.

País abençoado – Em seu discurso, o presidente da Acal agradeceu os antepassados de todas as etnias, o saudoso Hirofumi Ikesaki e todas as autoridades que colaboraram para a realização do evento: CET, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Subprefeitura da Sé, Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, Consulado Geral do Japão em São Paulo e equipe médica, além de associados e lojistas. Pedro Yano destacou o ambiente de harmonia entre os povos.

Já José Taniguti lembrou que, “desde que os primeiros imigrantes japoneses aportaram no porto de Santos, em1908, já faz 116 anos”. “Depois disso, vieram aproximadamente 250 mil japoneses imigrantes e hoje, seus filhos, netos, bisnetos e, talvez, até tataranetos, já superam os dois milhões de nipo-brasileiros. Dizem que são mais de cinco milhões se considerarmos os nikkeis – segundo o conceito que o governo japonês e as entidades representativas da comunidade nipo-brasileira – que reconhecem mesmo aqueles que não tem ascendência japonesa, mas que são simpatizantes da nossa cultura”, explicou José Taniguti, acrescentando que, “graças a esse contingente a cultura que foi trazida pelos nossos antepassados continua viva e sendo divulgada através das gerações”.

“O Brasil é um país privilegiado porque acolheu aqui uma multidão de estrangeiros que vieram como imigrantes e cada qual trouxeram a cultura de seus respectivos países, com seus hábitos e costumes. Futuramente o Brasil será um caldeirão de mistura de todas as culturas do mundo. Essa vai ser a nossa cultura brasileira”, frisou Taniguti.
O vereador Goerge Hato destacou que foi reeleito para seu quarto mandato e reafirmou seu compromisso de continuar apoiando as atividades da cultura japonesa.

Exemplo inspirador – Por fim, o cônsul Daisuke Hattori leu uma mensagem do cônsul geral na qual Toru Shimizu conta que, “este evento, realizado no coração da Liberdade, reflete a energia de uma comunidade que foi acolhida pela sociedade brasileira e preserva suas tradições em harmonia com a rica diversidade desse país”. “Acredito que o Toyo Matsuri, este festival, é um convite para celebrarmos, não apenas as expressões culturais e artísticas japonesas, mas também o espírito de união e amizade que une os nossos povos”, ressaltou o do governo japonês.

Toru Shimizu disse também ficar “muito feliz que as tradições do Japão tenham encontrado aqui um espaço fértil para florescer, possibilitando que os brasileiros possam entrar em contato com a essência da cultura japonesa por meio da música, da dança e da culinária”. E finalizou suas palavras expressando sua gratidão à Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, bem como aos voluntários e apoiadores, cujo empenho possibilita a realização deste evento. “Sua dedicação é um exemplo inspirador de como o trabalho coletivo é capaz de fortalecer os laços e enriquecer a convivência entre nossas comunidades culturais”, observou o cônsul.

Para o diretor de Eventos Sociais da Acal, Massayoshi Furuno, o Toyo Matsuri deste ano “correspondeu todas as expectativas”. “Reforçamos nossos agradecimentos a todos os órgãos que nos ajudaram, em especial à coordenação de fiscalização, que garantiu que o evento pudesse transcorrer sem nenhum transtorno nos dois dias”, disse Furuno, que agradeceu também os vereadores nikkeis Aurélio Nomura, George Hato e Rodrigo Hayashi Goulart pela destinação de emenda parlamentar, e ao vereador Gilson Barreto pelo apoio.

Parada Taikô levou as batidas dos tambores japoneses para a Liberdade

 

Joe Hirata se apresentou no domingo

 

Apresentação de Danças típicas foi destaque na programação

Além das apresentações culturais, o público também teve oportunidade de apreciar a famosa culinária japonesa. A ruas do bairro também foram decoradas com os tradicionais noboris – bandeiras com mensagens de boas festas.
Presidida atualmente pelo empresário Pedro Yano, a Acal é uma associação internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro da Liberdade, para a cidade de São Paulo, Brasil e Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como a melhoria das condições de vida de sua comunidade.

Além do Toyo Matsuro, a Acal realiza anualmente outras três grandes festas no Bairro da Liberdade: o Hana Matsuri – Festival das Flores – o Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas – e o Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade.

(Aldo Shiguti)

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *