O premiado autor nikkei André Kondo lança o livro “O Silêncio de Kazuki” em duas cidades paulistas, no dia 07 em Jundiaí e no dia 10 de dezembro em Taubaté.
O livro estará com valor promocional, com desconto de 50%, por apenas R$ 20,00. Toda a renda será integralmente revertida ao GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer.
Em formato de crônicas, a obra aborda o não sempre fácil relacionamento entre pai e filho, sobretudo de realidades tão diferentes. O pai japonês e o filho brasileiro enfrentam juntos o ato de envelhecer, agravado por um câncer pelo caminho.
O livro expõe temas sensíveis, como a perda da autonomia e a invisibilidade que a pessoa idosa passa a enfrentar na sociedade, ao mesmo tempo em que comove e demonstra caminhos a serem percorridos, sobretudo afetivos, para uma melhor compreensão sobre a velhice.
Como parte do projeto de lançamento, frequentadores da Irmandade de Misericórdia de Taubaté e dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa de Jundiaí poderão retirar um exemplar gratuitamente no dia do lançamento.
O livro também foi distribuído em escolas de várias cidades, como Bragança Paulista, Caraguatatuba, Taubaté e Jundiaí, além de centros de convivências para idosos, sendo uma obra para todas as idades, contando com acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, e com outra versão juvenil com ilustrações de Alessandro Fonseca.
A obra também poderá ser adquirida pelo site: www.osilenciodekazuki.telucazu.com , sendo que toda a renda com este título até o dia do lançamento será revertida ao GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer.
“O Silêncio de Kazuki” contou com o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC (23/2023) do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Sobre a obra:
Qual é a distância do silêncio entre um pai e um filho, separados por tantas palavras que morrem no abismo? O pai, já quase morto ao nascer durante a Segunda Grande Guerra Mundial, em território invadido pelos japoneses na China, segue para a gélida ilha de Hokkaido após a derrota. Com um novo fracasso, os Kondo partem para o outro lado do mundo. O filho, nascido no Brasil, busca a identidade do pai. Os fragmentos da memória paterna compõem um quase diálogo, que só pode ser completado por lembranças do passado. Enquanto o Câncer entra na guerra contra o octogenário e cansado pai, o filho tenta se unir a ele, na esperança de que consigam vencer ao menos uma batalha juntos, em uma comovente tentativa de reconciliação.
Sobre o autor:
André Kondo publicou 17 obras premiadas, recebendo distinções como o Selo Cátedra UNESCO de Leitura PUC-RIO, o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, vários prêmios da UBE-RJ, o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura do Governo de São Paulo e o Prêmio 100 Anos da Semana de Arte Moderna, do Governo Federal. Além de várias bolsas do Governo de São Paulo para criação de suas obras, também recebeu a Bolsa Gaimusho Kenshusei, do Governo do Japão. Foi finalista de importantes prêmios, como o Jabuti e o Barco a Vapor. Viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Pós-graduado pela University of Sydney, também é vice-presidente da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, membro da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo, membro-correspondente da Academia Taubateana de Letras, da AMLAC e da ASES – Bragança Paulista, e editor da Telucazu Edições, que publicou vários(as) autores(as) premiados, inclusive com o Prêmio Biblioteca Nacional.
Serviço:
Jundiaí/SP
Dia 07 de dezembro de 2024, na Biblioteca Prof. Nelson Foot (14h – workshop gratuito e às 15h30 – lançamento) – Av. Dr. Cavalcanti, 396.
Taubaté/SP
Dia 10 de dezembro de 2024 – Irmandade de Misericórdia de Taubaté (14h30) – Rua Portugal, 169.