Em comemoração aos 116 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, 113 Anos do Aniversário de Birigui e 77 Anos de sua fundação, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui realiza neste sábado (7), a partir das 19h30, no Centro de Convenções e Eventos “Anderson Pontes”, a 62ª edição do Bon Odori. Considerada a maior festa da cultura japonesa de Birigui, o evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, do Rotary Club de Birigui IXI de Abril e empresas patrocinadoras.
Além de homenagear os antepassados e agradecer o seu trabalho e conquistas, o presidente da associação, Oswaldo Shigueto Tanaka, explica que o Bon Odori tem como objetivo principal “elevar e respeitar a cultura e a tradição japonesas e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade entre as entidades nipo-brasileiras da cidade e região, proporcionando momentos de lazer e entretenimento ao público”.
Com entrada gratuita – a contribuição com um quilo de alimento não perecível é opcional – o tradicional festival de dança folclórica de Birigui deve contar com a participação de 38 entidades de cidades da Noroeste Paulista, além da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília – que compõe a Liga da Alta Paulista.
A animação ficará a cargo do Gakudan da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba. Nos intervalos haverá apresentações de taikô com o grupo Ryuumei Wadaiko, e de yosakoi soran – ambos de Araçatuba.
O público também terá oportunidade de saborear pratos típicos da culinária japonesa do Chen`s Culinária Oriental como yakisoba, guioza, hot roll, tempurá, udon, obentô e Makizushi, além de doces, espetinhos e o famoso cachorro-quente coreano. Haverá também bazaristas com produtos orientais e artesanatos.
Segundo os organizadores a expectativa é receber um público estimado em cerca de 3 mil pessoas.
História – Oswaldo Shigueto Tanaka conta que o Bon Odori de Birigui teve início em 1960 através da doação do taikô (tambor) pela Associação Fukushima Kenjin do Brasil de São Paulo para a regional da associação de Birigui, sendo representada por Sadao Matsuzaki. Após sua fundação, o festival passou a ser realizado pelo Nipo de Birigui até 2019, quando sofreu uma interrupção de dois anos por conta da pandemia, sendo retomada em 2022.
(Aldo Shiguti)
62º Bon Odori de Birigui
Quando: Dia 07 de dezembro (sábado), a partir das 19h30
Onde: Centro de Convenções e Eventos “Anderson Pontes” (Av José Ismail Mansour, 1038 – Alto do Silvares – Birigui)
Entra franca (pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível que serão doados a entidades assistenciais da cidade