A Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista realizou, no dia 30 de novembro, em parceria com a Prefeitura de Vargem Grande Paulista, a nona edição do seu tradicional Bon Odori. A exemplo dos anos anteriores, o evento – que fez parte das comemorações dos 43 anos de emancipação política de Vargem Grande Paulista e também levou o selo dos 90 Anos da Escola de Cultura Japonesa – contou com a participação de várias associações filiadas à Uces – União Cultural e Esportiva Sudoeste: Ibiúna, Sorocaba, Capão Bonito e, pela primeira vez, Botucatu, entre outras.

O vereador Sidney Santos explicou que, além da beleza da festa, o Bon Odori faz parte do calendário oficial das festividades do município “!e muito engrandece essa relação da cultura japonesa com a cultura brasileira”. “Para nós é um orgulho muito grande receber essa festa e torcemos para que ela continue sendo realizada por muitos e muitos anos em Vargem Grande”, disse o parlamentar, explicando que a festa agrega ainda valores da cultura japonesa como disciplina e resiliência. “Além disso, nessa festa também está presente uma questão de religiosidade e espiritualidade que transcendem a uma simples festa. Para além de uma simples celebração com comida típica, essa festa também representa a integração de duas culturas. São dois povos inseridos no mesmo plano e com a mesma motivação”, ressaltou o vereador.

Presidente da União Cultural e Esportiva Sudoeste, Silvio Furukawa disse que fica feliz em ver a participação de tantas associações filiadas à Uces. “E a gente fica ainda mais feliz em constatar que um evento tão tradicional da nossa cultura vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira e conquistando um número maior de adeptos também entre os não descendentes. Ficamos admirados em ver a presença de tantos não descendentes e isso só vem reforçar que estamos no caminho certo e que vamos continuar firmemente imbuídos com o propósito de preservar e divulgar a cultura japonesa”, destacou Silvio Furukawa, que também fez questão de lembrar a essência do bom odori de homenagem e respeito anos antepassados.

Religiosidade – “Apesar de seu caráter festivo, o bon odori tem sum significado religioso e espiritual e nunca devemos nos esquecer que, pela tradição japonesa, nesta noite nossos antepassados vêm nos visitar guiados pelo som dos tambores e pelas luzes dos tyotins”, explicou Furukawa, acrescentando que, “para receber os espíritos dos antepassados elevamos nossos pensamentos em gratidão a eles”.

“Nunca devemos nos esquecer que devemos nossa existência aos nossos pioneiros”, disse.

Celso Mizumoto, representando o presidente do  Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Renato Ishikawa, parabenizou os organizadores da festa.

Ao Jornal Brasil Nikkei, o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Tsutomu Taniguchi, explicou que a festa começou a ser preparada há “mais ou menos 15 dias” e que envolve todos os Departamentos da associação, que hoje conta com Vôlei, Tênis de Campo, Taikô, Karaokê, Departamento de Idosos, Nihongakku; Atletismo, Seinenkai e Fujinkai.

 

Kodama kai – Segundo o presidente, embora esteja ainda apenas na nona edição, o Bon Odori vem se consolidando como um dos principais eventos da associação, que realiza ainda ao longo do ano três festas de Yakisoba, Undokai, Comemoração dos Associação com 90 Anos, Bonnenkai e duas festas de Moti Tsuki, além de participar no tradicional Sakura Matsyuyri – Festa das Cerejeiras realizado anualmente pelo Bunkyo no Kokushikan Daigaku, em São Roque.

A festa contou com a participação sempre atuante dos membros do Kodama Kai, grupo de taikô da associação, que em 2024 completa duas décadas de existência. Sob a liderança firme da jovem Jéssica Maruyama Kashiwaya, de 23 anos – sendo 14 deles dedicados ao taikô – os cerca de 20 tocadores presentes – são 26 no total – não só dançavam como também ajudavam a animar o Bon odori ao lado do Bunkyo de Ibiúna. De quebra, ainda vendiam rifas para a aquisição de mais tambores.

Grupo Kodama kai, da Associação Cultural e Esportiva de VGP está completando 20 anos

Motimaki – Um dos momentos mais aguardados – principalmente pela criançada – foi o MotiMaki, que aconteceu logo após a cerimônia de abertura, onde, do yagura, os convidados fazem uma animada distribuição de motis, doces e balas, simbolizando o desejo de saúde, fartura e prosperidade para todos.

(Aldo Shiguti)

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *