A disputa foi realizada no último domingo (17) e contou com sete participantes, selecionados entre os 25 inscritos. Eles tiveram uma hora para preparar uma receita contendo arroz e foram avaliados por uma mesa de jurados composta por André Chermont, Cônsul-Geral do Brasil em Tóquio; Patrícia Côrtes, Ministra-Conselheira da Embaixada do Brasil; Chef Mizinha, do Trigo Buffet; Patrícia Okamoto, da Pattys Sucré; e Gaele Akahori, da Le Cordon Bleu Tóquio.
Ronaldo Ishizaka, de Tóquio, foi o grande vencedor com um prato de arroz negro com kuri (castanha japonesa), castanha-do-Brasil e polvo.
“Aqui no Japão é muito comum ter comidas sazonais. Pesquisei quais seriam os produtos sazonais, encontrei alguns e testei para a receita. Como o tema era o arroz, eu queria fazer algo diferente, pois sabia que muita gente iria optar pelo shirogohan. Juntando essas duas ideias de produtos sazonais, fui experimentando ingredientes até chegar na receita final”, explicou Ronaldo.
Formado em gastronomia no Brasil, Ronaldo é veterano no concurso, mas foi a primeira vez que se consagrou campeão.
De acordo com o embaixador André Chermont, o concurso não é voltado apenas para profissionais, mas visa incentivar as pessoas a descobrirem seus talentos culinários. “Nossa intenção é despertar o talento culinário entre a comunidade brasileira no Japão”, explicou.
A criatividade na elaboração dos pratos foi ressaltada pela Chef Mizinha, que destacou o alto nível dos participantes a cada edição, o que torna mais difícil a escolha do vencedor. “A criatividade foi ainda maior do que em outras edições; o pessoal arriscou mais. Foi difícil chegar a uma conclusão, pois é preciso avaliar tanto o sabor quanto o trabalho realizado em uma hora”, justificou.
Confira a lista dos vencedores:
1º Lugar: Ronaldo Ishizaka, com o prato Outono — Arroz Negro com Castanha Kuri, Castanha-do-Brasil e Polvo
2º Lugar: Bruno Ouchi, com o prato Burajiru Kaiseki
3º Lugar: Ricardo Nozaki, com Arroz Doce de Yuzu e Crumble de Castanha de Caju
Também participaram desta edição: Rogéria Riu, Anderson Borges, Gustavo Barbosa e Thiago Li.
O evento contou com o patrocínio da Taiyo Corporation, e o grande vencedor recebeu o troféu Burajiru Grand Chef, além de prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados, oferecidos pela Kyodai, e um kit de produtos da Le Cordon Bleu Japan.
Todos os finalistas receberam certificado de participação e prêmios da Tramontina, Latin Yamato, Açaí Motion e Hiro World.
Reportagem e fotos: Silvio Mori
Matéria original: Arroz com ingredientes do Brasil e do Japão elege o Burajiru Grand Chef de 2024 – Japão Hoje