No dia 4 de novembro, o Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ficou lotado para a realização do Ato Solene em Homenagem às Personalidades das Comunidades, uma iniciativa do Conscre (Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras) e do deputado estadual Delegado Olim.

Anfitrião do evento, Olim considerou importante o momento para celebrar a união entre os povos. “Nós queremos proporcionar o máximo de prosperidade para todos as raças que hoje estão aqui. São armênios, italianos, chineses, portugueses, todos unidos, sem guerra”, disse o parlamentar.

O Conscre é um Conselho de Comunidades, de natureza permanente e deliberativa. Foi criado em 2001 pela Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Resolução Nº 817. O objetivo é promover a integração, socialização e amparo dos trabalhos comunitários das diversas comunidades e descendentes de estrangeiros, que moram no estado.

Gabriel Sayeg, presidente do Conscre, celebrou mais um encontro das comunidades estrangeiras que trouxeram para a Alesp suas tradições culturais e delícias gastronômicas. “As comunidades escolhem seus representantes que serão homenageados por terem se destacado por prestarem serviços relevantes para a comunidade ou para o Brasil. Eles recebem placas comemorativas, cantam, dançam experimentam vários sabores e todos ficam felizes”, contou Sayeg, representante da comunidade árabe.

Carinho – Neste ano, foram distribuídas homenagens para representantes de quinze países. E mais uma homenagem especial para Edson Serbonchini, servidor de carreira e cerimonialista da Alesp há 18 anos. Dono de uma simpatia e competência ímpares, conquistou o carinho das comunidades do Conscre. “Sempre fiz tudo com muito carinho nos eventos que a comunidade faz na Casa. Fiquei muito emocionado por saber que todos gostam do meu trabalho, assim como gosto do que eu faço aqui, buscando sempre o melhor”, comentou Edson que, antes de receber a placa, estava trabalhando em cada detalhe da festa.

Paz – O anfitrião Olim ainda ressaltou que o evento é para demonstrar o quanto é possível viver em paz. “A intenção é a união de todos. São Paulo é esse grande estado que, todos os dias, absorve todas as raças e culturas”, ressaltou.

Uma outra saudação à paz veio das palavras de Walter Feldman, ex-deputado. “Podemos lutar por nosso território, nossos objetivos, ter pensamentos diferentes e discutir, mas nunca utilizando a guerra como meio. São Paulo é o grande exemplo de paz para o mundo”, completou ele, criador do Conscre.

Brasil Nikkei
About Author

Brasil Nikkei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *